A alta das tarifas é tema recorrente, mas uma informação que poucas vezes é mencionada pode ser o próximo fator determinante para o comportamento da bolsa, afirma Larissa Quaresma
Analista indica que um fator relevante para a bolsa, que deixou de ser noticiado devido ao aumento das tarifas nos EUA, deve ser ativado nos próximos me…
O anúncio de Donald Trump, em 9 de julho, alterou o cenário do mercado. A taxa de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA abalou o otimismo dos investidores e exerceu pressão sobre o Ibovespa.
Diante desse cenário, o índice que registrou ganho de 15% no primeiro semestre, apresentou uma perda de -4% em julho.
Com o início de agosto, a aplicação da taxa de 50% está se tornando um tema central nas discussões entre investidores e nas notícias.
No entanto, para Larissa Quaresma, analista da Empiricus, “o que vem a seguir é o mais relevante”.
De acordo com ela, nas últimas semanas um fator relevante para o mercado de ações brasileiro perdeu destaque para o “tarifaço”. No entanto, isso pode se alterar nos próximos meses.
Leia também:

Empiricus apresenta carteira com projeção de 230% acima do Ibovespa para 2025, focada em ações com foco em dividendos e elevado potencial de valorização

Empiricus indica qual ação do setor elétrico é a mais indicada para obter dividendos, semig e taesa

Investidores podem adquirir duas LCAs e um CDB na renda fixa, a partir de R$ 1, após o fim da ‘prévia do PIB’ no Brasil
Ninguém está prestando atenção neste gatilho.
Considerando o receio dos efeitos da tarifa sobre as empresas brasileiras, investidores nacionais e estrangeiros preferiram não investir em ativos de risco.
Em julho, ocorreram saques de R$ 5 bilhões em capital estrangeiro, o menor volume registrado para o mês nos últimos quatro anos.
No entanto, Larissa considera que, sob a ótica econômica, o impacto foi inferior ao previsto. Em particular, após a ampla gama de produtos isentos, a projeção é que a ação tenha um efeito de apenas 0,2% do PIB.
A analista destaca que a tarifa possui mais implicações políticas do que comerciais, e, conforme o mercado compreende que os efeitos são restritos para ativos de risco, um gatilho importante para a bolsa deve retomar o interesse dos investidores.
A analista aponta que a próxima notícia a impactar os ativos é o corte na Selic. Larissa explica que, nas últimas semanas, o ciclo de queda dos juros perdeu a atenção do mercado devido à tarifa de Trump.
Contudo, espera-se que essa tendência resulte em um impacto positivo no mercado acionário, sobretudo considerando as previsões de diminuição dos custos de capital, a redução do endividamento e um possível aumento nos lucros das empresas.
Essas projeções positivas, em razão da redução da taxa Selic nos próximos meses, pode começar a ser refletida nos preços, fazendo com que os ativos brasileiros voltem a apresentar bom desempenho.
Devido a essa situação, a analista considera que se trata do momento ideal para investir no mercado de ações brasileiro. E, em sua perspectiva, existem 10 empresas que estão mais adequadas para “capitalizar” esse cenário.
10 ações para investir agora, antes do corte da Selic já estiver refletido nos preços
De forma análoga à reação do mercado ao “tarifa” de Trump, antes mesmo da implementação da medida, um padrão parecido pode ocorrer com o corte da Selic.
Apesar desse fator relevante ter sido obscurecido nas últimas semanas, a avaliação da analista é que ele já exerça impacto sobre os preços dos ativos da bolsa, antecipadamente.
A expectativa de corte de juros pode levar a ações brasileiras a subirem antes mesmo da Selic cair. Portanto, é importante se posicionar o mais breve possível.
Nesse contexto, Larissa sugere 10 ações para investir no momento, referentes a títulos de empresas com foco na qualidade e previsibilidade de execução, baixa alavancagem e vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
A novidade é que você pode visualizar a carteira completa, de maneira totalmente gratuita. A Empiricus está disponibilizando como cortesia o acesso ao portfólio.
Para saber das 10 ações para adquirir antes da queda da Selic, clique no botão abaixo e siga as instruções.
Fonte por: Empiricus