A Casa Branca promete extinguir os “narrativas partidárias” dos museus
A análise incluirá oito instituições do Smithsonian, como museus de história, cultura afro-americana e de povos indígenas.
A Casa Branca solicitou uma avaliação das exposições nos principais museus de Washington para assegurar seu “alinhamento” com a visão de Donald Trump e “eliminar narrativas partidárias”. Desde sua retomada ao poder, em janeiro, o presidente tem buscado controlar as principais instituições culturais dos EUA, além de reduzir o financiamento para artes e humanidades.
A análise do governo contemplará apresentações, documentos, acervos e programação de oito museus da Washington administrados pela Smithsonian Institution, que possui uma extensa rede com milhões de objetos em exposição.
Atualmente, o Smithsonian recebe 62% de financiamento federal. “O governo realizará uma análise interna completa de museus e exposições selecionados pelo Smithsonian”, segundo carta publicada no site da Casa Branca, endereçada ao secretário da instituição, Lonnie Bunch. “A iniciativa visa assegurar o alinhamento com as diretrizes do presidente para celebrar o excepcionalismo americano, eliminar narrativas partidárias e restaurar a confiança em nossas instituições culturais.”
A revisão se aplicará a oito museus, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Índio Americano. “Exposições, materiais educativos e conteúdo digital serão reavaliados quanto ao tom, estrutura histórica e alinhamento com os ideais americanos”, diz a carta.
Reação
O Smithsonian declarou ao New York Times que “seu trabalho se baseia em um compromisso com a excelência acadêmica, pesquisa rigorosa e apresenta a precisa e objetiva da história”. “Estamos revisando a carta com base nesse compromisso e continuaremos a nos envolver construtivamente com a Casa Branca, o Congresso e nosso conselho diretor.”
Leia também:

O governo Trump afirma que medidas estão sendo implementadas para facilitar o encontro entre Zelensky e Putin

Em uma ou duas semanas, teremos conhecimento se conseguiremos solucionar isto, afirma Trump sobre Ucrânia

Após conversa com Zelensky, Trump acredita ver “boa chance” de acordo, segundo cessão da Crimeia
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte por: InfoMoney