A Embraer comemora 30 anos do voo inaugural de seu primeiro jato regional, o ERJ-145
O modelo representou a inserção do Brasil no mercado global de jatos regionais, registrando mais de 26 milhões de horas de voo desde 1995.
Na segunda-feira (11), a Embraer (EMBR3) celebra os 30 anos do primeiro voo de um avião a jato fabricado no Brasil. A data marca o começo de um período significativo para a empresa e para o setor da aviação nacional.
O ERJ-145 efetuou sua primeira viagem em 11 de agosto de 1995, partindo do Aeroporto de Sã José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, após anos de estudos e testes com diversas configurações. A versão final incorporou motores localizados na parte traseira da fuselagem, solução que se tornou uma característica marcante do modelo.
O voo ocorreu um ano após a privatização da Embraer, período em que a companhia obteve capital para desenvolver o projeto ERJ (Embraer Regional Jets), com as versões ERJ-135 e ERJ-140, além das variantes executivas Legacy e militares, como a AEW&C, que possui radar aéreo na fuselagem. O modelo foi inicialmente chamado de EMB 145.
Com três décadas de história, o ERJ-145 registrou mais de 26 milhões de horas de voo, sendo operado por 36 companhias aéreas em 26 países. Aproximadamente 1.240 unidades da linha ERJ foram produzidas, consolidando sua posição no mercado de jatos regionais. Essa liderança foi fortalecida pelo sucesso dos E-Jets (E170/175/190/195) e, mais recentemente, pela nova geração E2.
Esses aviões, com capacidade para transportar entre 37 e 50 passageiros, representam a opção preferida de empresas regionais nos Estados Unidos, Europa e China. Aproximadamente 40% das unidades produzidas ainda estão em operação comercial.
Leia também:

O CEPAC responde por 58% das autorizações para aumentar imóveis na Faria Lima

A Boa Safra observa efeito limitado no preço da tarifa dos EUA e mantém confiança com a expansão de mercados

Empresa de aviação é multada em R$ 316,2 milhões por desligamentos de funcionários no período da pandemia
Fonte por: InfoMoney