Ações da MBRF sobem 2,89% com retorno do pre-listing da UE

Ações da MBRF sobem 2,89% após UE confirmar retorno do “pre-listing” para exportação de carne e ovos. Retomada impulsiona expectativas de ganho na margem Ebitda

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Retomada do Pre-Listing Impulsiona Ações da MBRF

A União Europeia (UE) comunicou formalmente ao governo brasileiro o retorno do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária nacional, conhecido como “pre-listing”, para empresas brasileiras que exportam carne de aves e ovos. A confirmação, feita por meio de carta oficial, gerou impacto positivo no mercado. Às 10h54, as ações da MBRF subiram 2,89%, atingindo R$ 24,22.

Processo Acelerado e Previsível

Sob o modelo de pre-listing, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) avalia e encaminha a lista de estabelecimentos que atendem às normas da UE, sem a necessidade de avaliações individuais pelas autoridades europeias. Isso agiliza e torna o processo de habilitação mais previsível para as empresas brasileiras.

Impacto Positivo para a MBRF

Para a Genial Investimentos, o anúncio é positivo para a MBRF. As 12 plantas da antiga BRF, que estavam bloqueadas desde a Operação Trapaça em 2018, devem retomar as exportações nas próximas semanas. A corretora destaca que o prêmio histórico pago pela Europa, atualmente em torno de 25%, próximo ao pico, deve ser mantido.

Estimativas de Ganho na Margem Ebitda

A Genial Investimentos estima que a retomada do pre-listing resultará em um ganho de 1 a 2 pontos percentuais na margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações/receita líquida) de 2026, considerando o reinício das vendas em janeiro.

A empresa também planeja recuperar gradualmente a participação de mercado da BRF.

LEIA TAMBÉM!

Retomada Após Negociações Prolongadas

O retorno do pre-listing é resultado de mais de 3 anos de negociações entre Brasil e UE. A medida ocorre em um contexto de crise de oferta de ovos e aves na Europa, devido à gripe aviária. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da retomada para o mercado europeu, que estava fechado para o Brasil desde 2018.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Sair da versão mobile