África registra quase 50 mil casos confirmados de mpox
A pandemia foi declarada emergência há um ano.
Após um ano da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional devido a um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o número de mortes relacionadas à doença e as taxas de mortalidade causadas pelo vírus são baixas. “No entanto, para pacientes imunocomprometidos, principalmente aqueles com HIV não controlado, o risco permanece elevado.”
“Observamos uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox”, escreveu Tedros, em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.
O diretor-geral alertou, contudo, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.
O diretor-geral da OMS, Tedros, solicitou a todos os países que mantenham a vigilância e priorizem o controle de surtos. Ele também pediu aos países doadores que mostrem solidariedade e apoio para o encerramento da emergência global.
Leia também:

Enfermeira descreve 3 sinais frequentes nas últimas 24 horas da vida de um paciente

A identificação tardia do câncer de colo de útero aumenta os gastos do SUS

Roberto Clemente retorna da unidade de terapia intensiva; relatório médico informa sobre a evolução do quadro clínico
A doença
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais selvagens infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.
Fonte por: InfoMoney