Americanas lança programa de pontos e crediário para atrair clientes
Programa inovador será lançado em 3 fases e integra sistema de pontos ao cartão da marca e Livelo/Dotz.
Americanas Lança Novo Programa de Fidelidade “Cliente A”
A Americanas está implementando um novo programa de fidelidade, denominado “Cliente A”, com o objetivo de entender melhor os hábitos de compra de seus clientes e incentivar mais compras em suas lojas físicas. O programa será lançado em três fases, começando com a oferta de descontos e a possibilidade de acumular pontos.
Fases de Implementação do Programa
A primeira fase do programa oferecerá descontos aos clientes que apresentarem CPF e telefone no caixa, permitindo que se tornem parte da iniciativa. Inicialmente, o “Cliente A” dará acesso a descontos mais vantajosos e a um sistema de pontos que pode ser usado para abater o valor das compras.
Além disso, o uso do cartão de crédito homônimo do programa multiplicará a geração de pontos.
Fase 2: Rentabilização de Dados e Parcerias
Na segunda fase, a Americanas pretende rentabilizar os dados coletados. A cada compra em loja, o cliente receberá um brinde para ser utilizado em outros estabelecimentos parceiros, além de gerar receita para a empresa através de parcerias. O vice-presidente de Crescimento da Americanas, Tiago Abate, explica que a empresa respeitará os termos da Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a privacidade dos dados dos clientes.
Fase 3: Integração Completa e Novo Meio de Pagamento
A terceira fase, prevista para o terceiro e quarto trimestres de 2026, visa integrar o programa ao ecossistema da Americanas, permitindo o acesso através do aplicativo já existente da empresa. A companhia também integrará um novo meio de pagamento: o crediário, financiado por um Fundo de Direitos Creditórios (FIDC).
Leia também:
Ampbev enfrenta queda de vendas no Brasil por causa do clima adverso
General Motors reduz produção de carros elétricos e demite 1.200 funcionários nos EUA
Bradesco BBI eleva preço-alvo da WEG e prevê crescimento modesto em 2026
Essa iniciativa busca oferecer mais opções de crédito aos clientes, sem depender de linhas bancárias tradicionais.
Crescimento Sustentável em um Cenário Restritivo
A Americanas acredita que o lançamento do programa de fidelidade e do crediário são formas de alcançar um crescimento sustentável, sem a necessidade de novas injeções de capital, o que seria inviável devido à situação da empresa em recuperação judicial.
A empresa reconhece que, após 2023, deixou passar oportunidades importantes. No entanto, em um cenário financeiro mais restritivo, a Americanas busca aproveitar as oportunidades que surgem.
Resultados e Próximos Passos
Em 2025, o volume total de vendas da Americanas foi de R$ 9,3 bilhões, impulsionado principalmente pelo varejo físico. A empresa observou uma queda de 6,6% nas vendas totais em comparação com o primeiro semestre de 2024, devido à redução da operação de venda de terceiros no comércio digital.
A integração com as vendas digitais da companhia será realizada ao longo de 2026, com o objetivo de evitar problemas técnicos durante a Black Friday, em 28 de novembro.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.