B3 lança Índice Futuro de Ouro (IFGOLD B3) para o mercado
Índice Futuro de Ouro B3 acompanha desempenho de contrato do primeiro vencimento.

B3 Lança Novo Índice Futuro de Ouro
A B3, a bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento do Índice Futuro de Ouro B3 (IFGOLD B3). O novo indicador foi desenvolvido para acompanhar o desempenho do Contrato Futuro de Ouro e fornecer uma ferramenta de análise precisa para investimentos na commodity.
Segundo Hênio Scheidt, gerente de Produtos na B3, “A chegada do IFGOLD B3 reforça o compromisso da B3 em oferecer soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado. Este índice fornecerá uma ferramenta eficaz para quem busca estratégias baseadas na exposição ao ouro, com segurança e transparência”. O índice representa uma nova opção para investidores interessados em acompanhar a variação do preço do ouro.
Composição e Metodologia do IFGOLD B3
O Índice Futuro de Ouro B3 (IFGOLD B3) acompanha o desempenho de uma carteira teórica composta pelo primeiro vencimento do Contrato Futuro de Ouro (ticker: GLD). O cálculo do retorno total desse contrato ocorre diariamente, considerando a valorização dos preços.
Para garantir a precisão do índice, a B3 utiliza critérios específicos na composição, como a escolha dos contratos com maior liquidez e a renovação automática dos contratos antes do vencimento. Isso assegura que o índice reflita com exatidão o mercado de futuros de ouro.
Novas Possibilidades de Investimento
A metodologia completa e o valor do índice podem ser consultados no site da B3. O lançamento do IFGOLD B3 representa uma nova referência para o preço do ouro e facilita o desenvolvimento de produtos que o acompanham, como ETFs.
Leia também:

DESK3 cai 25% na bolsa após Anatel alertar sobre aquisição pela Claro

99Food retorna ao Rio de Janeiro com foco em expansão nacional e investimentos de R$ 2 bilhões

Fiscal acompanha miniíndice (WINV25) e pontos de suporte e resistência
“Isso facilita que investidores de varejo tenham mais uma opção de acesso à variação do metal, de forma rápida e fácil”, explica Hênio Scheidt. O índice é o 12º indicador lançado pela B3 em 2025, refletindo o crescente interesse no Contrato Futuro de Ouro, que foi disponibilizado em julho e, em setembro, atingiu um recorde de volume negociado.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.