Botas, fivelas e chapéus. Quem for à Festa do Peão de Barretos, entre os dias 21 e 31 de agosto, terá a oportunidade de observar a vestimenta típica do “boiadeiro”, interpretada pela artista Ana Castela, fenômeno da música sertaneja. Ela própria é uma das atrações do evento, que, com o pós-pandemia, deve arrecadar quase R$ 100 milhões em 2025.
Estimadores preveem entre 900 mil e 1 milhão de visitantes no Festival de Barretos em 2025, em decorrência do acúmulo de procura desde o retorno do evento em 2022, após dois anos de interrupção devido à crise sanitária. Trata-se de um fenômeno abrangente que afeta o setor de entretenimento globalmente.
Em Barretos, um aumento na capacidade da rede hoteleira da região também contribuiu para o crescimento no fluxo de visitantes. Apenas a cidade de Olímpia, a menos de uma hora de carro de Barretos, expandiu a quantidade de leitos de aproximadamente 20 mil para mais de 30 mil nos últimos cinco anos. “Atualmente há uma quantidade numerosa de leitos que permitem turistas de todo o Brasil virem para Barretos com maior facilidade”, relata o presidente de Os Independentes, associação responsável por promover o evento, Jerônimo Luiz Muzeti.
Quase 50% dos municípios brasileiros já contam com pelo menos um comprador para a edição de 2025. Apesar de a maior parte dos visitantes ser de São Paulo – 67%, conforme dados de 2024 da Secretaria de Turismo e Viagens, o aumento dos visitantes de outros estados possibilitou um crescimento notável do ticket médio, principalmente nos setores mais sofisticados.
Os turistas que vêm de todo o Brasil costumam comprar ingressos por três a quatro dias durante o evento, o que agregou muito para todos os setores mais nobres, explica Muzeti. Até a pandemia, o valor médio da Festa do Peão de Barretos era de R$ 120. Atualmente, antes do início do evento, está em torno de R$ 220, mas deve cair para aproximadamente R$ 180 em função das vendas de dias menos procurados no meio da semana, mais consumidos pelo público da região.
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O preço de determinados camarotes subiu em mais de 30% de 2024 para 2025, significativamente superior à inflação de 5,23% nos 12 meses até julho, conforme o IPCA. Assisitar ao show das duplas Jorge & Mateus, Rio Negro & Solimões, Cesar Menotti & Fabia e Edson & Hudson no camarote Brahma no sábado, dia 30, pode representar um gasto superior a R$ 3 mil.
A Festa do Peão de Barretos projetada para gerar entre R$ 80 e R$ 90 milhões, conforme apurado pelo InfoMoney. Em 2024, a festa movimentou R$ 395 milhões no turismo da cidade, conforme dados da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Na realidade, todos os consumidores que vivenciaram a pandemia sem poderem assistir a grandes shows retornaram do isolamento com maior interesse pelo entretenimento presencial. Essa predisposição para investir suas economias em experiências presenciais é um dos fatores que contribuem para o sucesso de festivais e apresentações em estádios.
A expectativa é que a arrecadação proveniente de shows musicais ao vivo no Brasil alcance US$ 167 milhões em 2024, com previsão de crescimento para US$ 173 milhões em 2025 e US$ 177 milhões em 2026.
Atualmente, tanto o crescimento nas vendas de ingressos quanto os patrocínios mantêm o ritmo, porém, estudos indicam que a receita proveniente de publicidade no setor de eventos ao vivo deverá se estabilizar em cerca de US$ 34 milhões nos próximos anos.
Em Barretos, o número de patrocinadores aumentou de uma média de seis grandes parceiros nos últimos anos para dez masters em 2025, em negociação para formar o Circuito Sertanejo com outros festivais. Dentre eles estão Brahma, Sicoob, Ballantines, Volkswagen, Pepsi, Tim, BetMGM, Ipiranga, Ballena e Levity, além de Billboard e Grupo Globo, parceiros de mídia.
A parte é evidente, considerando todo o movimento relacionado à procura dos consumidores por ingressos para os shows, mas o evento também se estruturou para alcançar um público mais amplo.
Muzeti recorda que o evento ganhou maior destaque em âmbito nacional a partir da década de 1990, com atrações internacionais como os cantores country Alan Jackson, Garth Brooks e até a colombiana Shakira. A diversidade de artistas, que vão dos sertanejos Alok, Anitta e até Mariah Carey, é um dos fatores que impulsionaram a nacionalização da Festa, avalia o executivo.
A experiência também foi semelhante àquela retratada na novela “América”, da Rede Globo, em 2005.
A infraestrutura elevada, fruto de investimentos significativos nos últimos anos, também contribui para o organizador. Atualmente, o espaço da Festa do Peão de Barretos transformou-se em uma cidade, sendo que a hospedagem no camping do Parque do Peão, com acesso aos shows e montaria, oferece farmácia, lavanderia, ambulatório infantil e adulto, ambulâncias UTI.
Foram investidos R$ 20 milhões em obras para a ampliação de camarotes, melhorias nas redes de água e esgoto, novas ruas e iluminação. A partir do término do evento neste ano, a organização pretende transformar o Parque do Peão em um espaço de exposição permanente para visitação e atração de turistas durante todo o ano.
Fonte por: InfoMoney