Calendário Econômico: Foco em IBC-Br, ata do FOMC e fala de Powell

Tudo que o investidor deve saber para operar na semana

17/08/2025 18:54

1 min de leitura

Na semana passada, os mercados acompanharam a divulgação do IPCA-15 no Brasil, que apresentou dados contraditórios sobre a trajetória da inflação, e os números de vendas no varejo e produção industrial nos Estados Unidos, que intensificaram as expectativas sobre os próximos passos da política monetária do Federal Reserve. A leitura foi cautelosa, uma vez que investidores continuam avaliando o potencial para cortes de juros em face de sinais heterogêneos da atividade global.

Dados sobre inflação serão em evidência.

A pauta doméstica inicia a semana com eventos importantes, como o lançamento do IBC-Br de junho, visto como um adiantamento do PIB, e do Monitor do PIB da FGV, ambos na segunda-feira (18). Os dados auxiliarão na avaliação das perspectivas de desempenho da economia durante o segundo trimestre.

Jackson Hole é um ponto central nos Estados Unidos.

No exterior, a atenção dos investidores se concentrará no Simpósio de Jackson Hole, que ocorre de quinta (21) a sábado (23) e reunirá autoridades monetárias globais. O discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, previsto para sexta-feira (22), é o ponto mais aguardado, já que pode indicar os rumos da taxa de juros americana. Ao longo da semana, os EUA apresentarão números importantes do setor imobiliário, pedidos de auxílio-desemprego e as atas do Fomc. Na Europa, atenção para os PMIs e a inflação ao consumidor da zona do euro, enquanto a China divulga decisão de juros e dados de atividade em julho.

Leia também:

A balança comercial da Argentina e do Japão, juntamente com os dados finais do PIB alemão e indicadores de confiança do Reino Unido, também atraem atenção no cenário internacional. O conjunto desses números deve proporcionar uma análise mais precisa do ritmo da recuperação global e suas consequências para as economias emergentes, incluindo o Brasil.

Verifique a programação detalhada.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):