Campeonato da Libertadores vale mais que os maiores patrocínios do Brasil

A Libertadores de 2025 é superior a qualquer prêmio do ano anterior, e o patrocínio para o campeão é maior que o de qualquer outro ano.

14/08/2025 14:04

2 min de leitura

A fase de grupos da Copa Libertadores da América iniciou nesta semana. O torneio mais importante do continente retorna a reunir os principais clubes do Brasil e promete jogos de alto nível. Desde 2019, todos os campeões foram brasileiros.

O prêmio é um atrativo importante. Segundo a Conmebol, o campeão pode receber até R$ 136 milhões, valor R$ 6 milhões maior que o pago no ano passado. É mais do que ganham por ano com patrocínio master clubes como Flamengo, Corinthians e Palmeiras. O rubro negro recebe R$ 115 milhões, o alvinegro paulista R$ 105 milhões e o alviverde R$ 100 milhões, os maiores do continente.

O Brasil disputa com elencos completos. O Flamengo enfrenta o Internacional, o Botafogo duela contra a LDU, o Palmeiras atua contra o Universitário do Peru, o Fortaleza confronta o Velez Sarsfield e o São Paulo mede forças com o Atlético Nacional, da Colômbia.

A fundação entra com ação contra a Fifa que pode alterar a relação de atletas e times.

No total, a Conmebol distribuirá US$ 302 milhões, aproximadamente R$ 1,7 bilhão, entre a Libertadores e a Sul-Americana. Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, considerou o formato de premiação como fundamental: “É uma distribuição de valores muito interessante, que possibilita números altos por vitórias e metas alcançadas, sendo um incremento importante aos clubes do continente, além da exposição aos patrocinadores”.

Leia também:

Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, também vê evolução. “A premiação da Copa Libertadores vem crescendo a cada temporada e isso mostra que a Conmebol está sabendo trabalhar muito bem o torneio. Com atenção aos detalhes e valorizando a experiência do torcedor, a entidade tem atraído novas marcas e conquistado um público cada vez maior. Esse movimento aumenta as receitas e fortalece a competição a médio e longo prazo”, disse.

Verifique o valor de cada etapa da Libertadores.

Fase de grupos: US$ 3 milhões (R$ 17 milhões) mais US$ 330 mil (R$ 1,7 milhão) por vitória – Oitavas de final: US$ 1,25 milhão (R$ 7,1 milhões) – Quartas de final: US$ 1,7 milhão (R$ 9,6 milhões) – Semifinal: US$ 2,3 milhões (R$ 13 milhões) – Vice-campeã: US$ 7 milhões (R$ 39,7 milhões) – Campeã: US$ 24 milhões (R$ 136 milhões)

Mercado mais profissional.

Henrique Borges, vice-presidente executivo de vendas, marketing e novos negócios na Somos Young, que possui contratos com clubes da Série A, identificou um mercado mais profissional. “É evidente que existe um movimento de valorização comercial do futebol brasileiro e sul-americano. Por mais que ainda seja algo gradual e parcial, há uma maior preocupação com a gestão profissional entre os times do primeiro escalão. Nesse processo, a tecnologia e o uso de dados vêm ganhando espaço, levando a um conhecimento mais amplo dos torcedores e do mercado como um todo, permitindo a realização de ações mais assertivas, que podem alavancar as receitas das equipes e das entidades esportivas”.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):