Moradores de um bairro de Washington, DC, se reuniram em fila na quarta-feira, 14, para protestar contra o incremento da presença policial após a Casa Branca anunciar o aumento do número de tropas da Guarda Nacional na capital e a atuação de agentes federais em regime de 24 horas.
Após a polícia estabelecer um posto de controle de veículos ao longo da movimentada 14th Street Northwest, manifestantes gritaram: “Voltem para casa, fascistas” e “Saiam das nossas ruas”. Alguns manifestantes permaneceram no cruzamento em frente ao posto de controle e solicitaram aos motoristas que desviassem o olhar.
A ação se intensificou alguns dias após o anúncio do presidente Donald Trump de que seu governo assumiria o departamento de polícia da cidade por pelo menos um mês. O prefeito democrata da cidade caminhou em uma situação política delicada, referindo-se à tomada de poder como um “impulso autoritário” em determinado momento e, posteriormente, enquadrando a chegada de policiais como um reforço à segurança pública, embora com poucos indicadores específicos de sucesso.
O presidente republicano declarou que a criminalidade na cidade atingia níveis emergenciais, e somente uma intervenção federal poderia solucionar o problema, apesar de líderes do Distrito de Columbia apresentarem dados que indicam que os crimes violentos alcançaram o menor patamar em 30 anos, após um aumento significativo nos dois anos anteriores.
Diferentemente de outros estados e cidades dos EUA, a legislação concede a Trump o poder de controlar a polícia de Washington por até 30 dias. Prorrogar seu domínio na cidade além desse período demandaria a aprovação do Congresso, o que pode ser complicado considerando a oposição democrata.
LEIA TAMBÉM!
EUA suspenderão a imposição de novas tarifas sobre a China por sua compra de petróleo da Rússia
A Autoridade de Segurança Aérea do Canadá determina que a companhia aérea e seus funcionários retornem às suas funções
Tropas da Guarda Nacional dos EUA são deslocadas da Virgínia Ocidental para Washington
Trump propôs que pudesse buscar um período maior de controle ou solicitar ao Congresso que exerça autoridade sobre as leis municipais que seu governo considera inadequadas em relação à criminalidade. “Faremos isso muito rapidamente. Mas queremos extensões. Não quero declarar estado de emergência nacional. Se for preciso, declararei”, afirmou ele.
Fonte por: InfoMoney