Mesmo em um cenário de crise política e fiscal persistente, algumas ações na Bolsa brasileira se destacam. Para Fábio Spínola e Paulo Weikert, sócios da Apex Capital, as construtoras que atuam no programa Minha Casa Minha Vida e os papéis da Embraer (EMBR3) mantêm o melhor desempenho, ainda sendo negociados com múltiplos atrativos, o que sugere potencial para novas valorizações.
Na entrevista ao Stock Pickers, apresentado por Lucas Colazzo, Spínola ressaltou que o mercado possui ciclos e, embora existam períodos de forte pessimismo, como durante a recessão sob o governo Dilma Rousseff, as crises não são permanentes. “Quando as autoridades começam a entrar em pânico e intervem, o mercado encontra um suporte e se recupera. Uma hora, acaba”, afirmou.
Ele afirma que o período atual de preços baixos é uma consequência direta da instabilidade política e fiscal, porém empresas resilientes conseguem se manter em boas condições mesmo em cenários desfavoráveis.
LEIA TAMBÉM!
O Minha Casa Minha Vida continua atendendo uma demanda “ilimitada”.
As construtoras que se concentram no programa Minha Casa Minha Vida geram uma demanda praticamente inesgotável, sobretudo nas grandes regiões metropolitanas.
Ele destacou que, embora algumas ações do setor estejam nos maiores níveis de preço, o valor das empresas – medido pelo múltiplo preço/lucro – permanece baixo, visto que os lucros avançaram mais do que as cotações.
A cotação das ações oscilou, porém o lucro apresentou um crescimento ainda maior. Se o cenário econômico fosse mais favorável, essas ações estariam em níveis superiores aos atuais, afirmou.
O gestor também ressaltou que considera o programa como uma política consolidada, independentemente dos partidos.
“Não é um programa de um partido ou de outro, é algo que está claro para todos os lados políticos que é muito importante e deve continuar”, completou.
A Cyrela (CYRE3), tradicionalmente focada no mercado de média e alta renda, tem expandido sua atuação para o segmento de baixa renda, que poderá representar até metade do lucro da empresa no próximo ano.
Potencial oculto nos múltiplos.
Spínola declarou que, caso a fração intermediária e de alta renda da Cyrela operasse com os mesmos múltiplos de empresas focadas em baixa renda, seu valor estaria significativamente superior ao atual.
Atualmente, essa posição opera com um múltiplo de duas a duas vezes e meia o lucro, o que demonstra a oportunidade e a simetria que observamos em boas empresas na Bolsa, ressaltou.
Ademais, a Embraer foi mencionada como um caso notável, com desempenhos positivos e capacidade de valorização, apesar do cenário econômico complexo.
A ação da Embraer registrou alta de R$ 20 para R$ 78 em um período de dois anos, devido ao aumento dos resultados e da multiplicação de indicadores.
A Apex revela otimismo, inclusive com Direcional (DIRR3) e Cury (CURY3), focadas em baixa renda, juntamente com instituições financeiras como Itaú (ITUB4) e BTG (BPAC11).
As empresas têm apresentado um crescimento de lucros sem precedentes ao longo dos anos. Continua acessível, mesmo com múltiplos significativamente mais altos. Se existe capacidade de continuar crescendo, está tudo bem comprar, afirma Spínola.
Para a Apex, o momento é de identificar empresas que apresentem resiliência operacional e avaliações atraentes, considerando que uma possível melhora no cenário macroeconômico pode impulsionar o aumento do valor das empresas acima do crescimento dos lucros.
Fonte por: InfoMoney