Semana Econômica em Foco: Dados no Brasil e Expectativas Internacionais
A semana que se inicia promete ser intensa, com um foco central em dados econômicos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O mercado acompanhará de perto a divulgação de indicadores de inflação e emprego, além de movimentos do governo de Donald Trump, que podem impactar as tarifas internacionais.
Brasil: Inflação, Emprego e Expectativas
No Brasil, a agenda econômica começa com a divulgação da Fundação Getulio Vargas (FGV) que irá apresentar o Índice de Percepção de Incerteza da Economia (IPE) e o Índice de Percepção do Consumidor (IPC) semanal, ambos referentes a fevereiro.
O Banco Central do Brasil também publicará o Relatório Focus, que reúne as projeções do mercado para o IPCA-15 e a balança comercial semanal, dados da Secex. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará a Sondagem Industrial, enquanto a FGV apresentará o INCC-M e a Sondagem da Construção.
O Banco Central também emitirá a Nota à Imprensa do Setor Externo, com expectativa de déficit de US$ 7,3 bilhões em janeiro.
LEIA TAMBÉM!
Economia Internacional: Alemanha, México, Eurozona e EUA
Fora do Brasil, a semana traz um panorama diversificado de indicadores. A Alemanha divulgará a pesquisa de sentimento econômico da IFO, além do Índice Geral de Atividade Econômica (IGAE) do México. Nos Estados Unidos, o Fed de Chicago publicará o Índice de Atividade Nacional (CFNAI).
A Eurozona apresentará o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Área do Euro, enquanto os EUA divulgarão os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de janeiro. A Alemanha também informará sua taxa de desemprego e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de fevereiro, e o Chile divulgará a taxa de desemprego de janeiro.
Dados Chave para a Semana
A expectativa é de que os dados de inflação, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, sejam cruciais para definir o rumo do mercado. Além disso, a criação de vagas formais no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a definição da bandeira tarifária de energia elétrica pela ANEEL também serão acompanhadas de perto.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de fevereiro, com expectativa de avanço de 0,56% no mês.
