Dólar Recua no Mercado Brasileiro
O dólar apresentou uma queda nesta quarta-feira (3), operando com baixa cotação frente ao real. Essa tendência acompanha o recuo da moeda norte-americana em relação a outras divisas no mercado internacional, impulsionado pela expectativa de que o próximo presidente do Federal Reserve (Fed) adote uma postura mais branda na política monetária.
A perspectiva de novos cortes nas taxas de juros pelo Fed, anunciados na semana passada, também contribuiu para a desvalorização das cotações do dólar em diversos países. Investidores apostam em uma redução nas taxas de juros como medida para estimular a economia.
Cotações do Dólar Hoje
Às 9h10, o dólar à vista registrava uma queda de 0,19%, com uma cotação de R$ 5,320 na venda. O contrato de dólar futuro para janeiro, o mais negociado na B3, apresentava uma variação de queda de 0,27%, cotado a R$ 5,348.
Leilão de Swap Cambial
Às 11h30, o Banco Central realizou um leilão para rolagem do vencimento de 2 de janeiro de contratos de swap cambial, ofertando 50.000 contratos.
Fatores que Influenciam a Queda
A desvalorização do dólar é motivada pelas expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Fed, após a divulgação de dados econômicos dos EUA e o aumento das chances de Christopher Waller, governador do Fed, defender uma postura mais branda. Kevin Hassett, conselheiro econômico da Casa Branca, também é apontado como favorito para a presidência do Fed.
LEIA TAMBÉM!
Probabilidade de Corte de Juros
Os mercados precificaram uma probabilidade de 87% de um corte na taxa de juros em dezembro, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. Essa expectativa reflete a incerteza em relação ao crescimento econômico dos Estados Unidos e a pressão para estimular a atividade.
