Donald Trump captura Maduro; petroleiras brasileiras caem no Ibovespa
Nicolás Maduro é capturado por autoridades americanas lideradas por Donald Trump. Secretário de Estado Marco Rubio destaca foco no controle do petróleo venezuelano. Petroleiras brasileiras (PETR4, RECVE3, PRIO3) caem no mercado. Analista Matheus Spiess da Empiricus Research alerta para cenário temporário e impacto lento no Brasil
A primeira semana do ano de 2026 começou com eventos geopolíticos significativos. No último sábado (3), o mundo acompanhou a captura do então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por autoridades norte-americanas, sob a liderança de Donald Trump.
Uma declaração chave foi feita por Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA, que enfatizou que o objetivo da ação não era a governança da Venezuela, mas sim o controle total da produção de petróleo do país, que detém a maior reserva mundial.
Impacto no Mercado Acionário
Imediatamente após a abertura do pregão da segunda-feira (5), o mercado global pareceu reagir de forma relativamente equilibrada às notícias. No entanto, as petroleiras brasileiras apresentaram um desempenho diferente. Em especial, ações como Petrobras (PETR4), PetroReconcavo (RECVE3) e Prio (PRIO3) registraram quedas, sem recuperar totalmente as perdas acumuladas até a manhã de quinta-feira (8).
Até o fechamento deste texto, as ações apresentavam declínios de aproximadamente 3%, 2% e 1% na semana, respectivamente.
Correlação com o Contexto Geopolítico
É possível identificar uma correlação entre esses movimentos e o cenário geopolítico. Matheus Spiess, analista de macroeconomia da Empiricus Research, comentou: “O setor de petróleo e gás reagiu a uma interpretação de que, caso houvesse uma tentativa de revitalização da infraestrutura de óleo e gás venezuelana, a atração de capitais regionais poderia sair do Brasil e ir para a Venezuela.”
Leia também:
B3 registra crescimento operacional em dezembro de 2025 com aumento de 8,8% no volume de contratos
Jader Nogueira da Binance e Forbes Une-se à Opt.me em Nova Estratégia Digital
Fórum Econômico em Davos: Trump, IA e Cenário Global de Incertezas
Análise do Mercado
A questão é se há motivo para preocupação definitiva entre os investidores. Spiess argumenta que a situação é temporária: “Esses ruídos sobre óleo e gás, acredito que sejam mais de curto prazo. Tanto é verdade que nem conseguiram machucar o bom desempenho que tivemos no Ibovespa [nos últimos dias].”
Perspectivas de Investimento
Apesar da queda das petroleiras (que são grandes expoentes do Ibovespa), o principal índice da bolsa brasileira tem mantido uma tendência de alta. O analista explica que, mesmo que o petróleo venezuelano atraia mais capital estrangeiro – afetando as exportações brasileiras –, este é um processo lento, sem impacto imediato: “Demora muito tempo.
Para se ter uma ideia, a Venezuela já teve produção diária de barris de petróleo de 3 milhões [no passado]. Hoje [é] menos de um milhão, 800 mil. Você até poderia tentar retomar para algo como 1,4 milhão em 2 anos. Mas para voltar aos 3 milhões, você precisaria de, pelo menos, 10 a 15 anos, e um investimento superior a 100 bilhões de dólares.
Demora muito tempo e demanda muito dinheiro. Para ter esse nível de investimento, você precisa de garantias.”
Recomendações da Empiricus
Concluindo, segundo Spiess, o peso da ofensiva norte-americana pode ter sido mais sentido pelas petroleiras, pois, neste início do ano, outros fatores que costumam influenciar o mercado ainda não estavam em destaque. “Em grande parte, [aconteceu] porque não temos muitos vetores domésticos ainda.
Teremos IPCA nessa semana, e os principais debates sobre cortes de juros devem dominar a cabeça dos investidores cada vez mais. E principalmente depois de abril, a questão eleitoral deve entrar mais em jogo. Essa semana, por enquanto, não teve um vetor específico.
Estamos surfando um pouco na questão internacional.”
PETR4 e PRIO3: Principais petroleiras brasileiras seguem como recomendação de compra das principais carteiras e séries da Empiricus. As ações, inclusive, estão presentes em dois portfólios gratuitos da Empiricus que você pode conhecer agora mesmo.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.