Eletrobras assina contrato com C3 para implementar inteligência artificial na transmissão de energia
O montante do acordo não foi informado.
A Eletrobras (ELET3; ELET6) firmou parceria com a C3 AI para implementar inteligência artificial na operação da rede de transmissão de energia elétrica, com ênfase no monitoramento e na resolução de falhas em tempo real, informaram as empresas à Reuters.
A ferramenta C3 AI Grid Intelligence já foi implementada em dez subestações de energia da Eletrobras no ano passado e agora será aplicada a todos os ativos de transmissão da companhia, que é a maior operadora do Brasil no segmento, responsável por 74 mil quilômetros de linhas, ou 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O montante do acordo não foi informado.
A aposta da Eletrobras em inteligência artificial se dá em um momento em que os investimentos em redes elétricas ganham importância global, tanto como preparação para uma operação mais complexa e dinâmica de matrizes elétricas diversificadas, quanto como fortalecimento de segurança frente a eventos climáticos extremos e outras ocorrências.
No Brasil, um dos desafios significativos para as empresas de transmissão é o risco de incêndios próximos a linhas e subestações. Em 2023, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) contabilizou um número recorde de 931 interrupções em linhas de transmissão da rede básica causadas por queimadas.
Leia também:

MRV (MRVE3) registra alta de 21% em agosto e 36% em 2025: qual o limite do preço da ação?

Índice futuro do Dow Jones retrocede aguardando resultados de empresas do varejo e ata do Federal Reserve

Robôs geram lucros expressivos no day trade, cenário contrastante com a queda ampla da Bovespa
As empresas declararam que a utilização da inteligência artificial aumenta a resiliência e a confiabilidade da rede elétrica em grande escala, auxiliando, por exemplo, na resolução de falhas com maior agilidade.
A C3 AI, nessas situações, identifica alarmes e agrupamentos de incidentes, define os equipamentos e subestações impactados e oferece suporte à tomada de decisão em menos de dez segundos – um processo que antes demandava de vários minutos a algumas horas, conforme apontou a Eletrobras.
“Estamos atualizando processos cruciais de monitoramento da rede, o que possibilita responder a ocorrências de maneira mais eficiente e rápida, assegurando a estabilidade e a disponibilidade do sistema”, declarou Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras.
A elétrica iniciou o uso de uma ferramenta da C3 AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, possibilitando que os operadores se concentrassem em tarefas de maior valor agregado.
Thomas M. Siebel, presidente do conselho e CEO da C3 AI, declarou que a colaboração com a Eletrobras consolida o papel da empresa de IA como provedora de soluções para infraestruturas críticas.
A C3 AI considera a expansão e a resiliência dos sistemas de energia em todo o mundo como uma prioridade, afirmou o executivo.
Fonte por: InfoMoney