Empiricus: Caio Araujo projeta alta para FIIs com cortes na Selic em 2026

Caio Araujo da Empiricus Research projeta perspectivas positivas para FIIs em 2026 com cortes na taxa Selic e dividend yield médio de 10,6%

05/01/2026 14:57

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Após um período de recuperação em 2025, o mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) apresenta perspectivas construtivas para 2026, conforme avaliado pelo analista de FIIs da Empiricus Research, Caio Araujo. Essa visão se baseia nas expectativas do mercado financeiro em relação ao início do ciclo de cortes na taxa Selic, previsto para o primeiro trimestre do ano.

Efeitos Positivos para FIIs

O analista destaca quatro efeitos positivos para os FIIs nesse cenário. Entre eles, o potencial de queda na taxa Selic, que pode impulsionar a valorização dos ativos de risco, incluindo os FIIs. Além disso, o analista observa um recuo no diferencial (spread) entre o dividend yield do Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) e a taxa real da NTN-B, indicando um cenário favorável para os investidores.

Curva de Juros e Cenário Eleitoral

A curva de juros de longo prazo permanece restritiva, segundo Caio Araujo, devido ao cenário eleitoral. A entrada de um governo com maior compromisso em relação às contas públicas seria um fator determinante para um recuo na curva de juros, o que, por sua vez, poderia impulsionar a reprecificação dos ativos de risco.

Assimetria de Posições e Volatilidade

O analista interpreta a assimetria da posição em ativos listados como positiva, antecipando uma grande volatilidade nos mercados, especialmente a partir do segundo trimestre do ano. Essa volatilidade pode ser influenciada por fatores como o cenário eleitoral e as decisões da política monetária.

Cotações e P/VP

As cotas dos FIIs continuam com descontos em alguns segmentos do Ifix, como shoppings e escritórios, onde a maioria dos fundos negocia com um P/VP (Preço/Valor Patrimonial) abaixo de 1. Isso sugere uma oportunidade para investidores que buscam valorização.

Leia também:

Desempenho e Recomendações

Caio Araujo liderou a carteira da Empiricus, alcançando uma rentabilidade de 28,3% em 2025, superando o Ifix, que registrou 21,1% no mesmo período. Para janeiro de 2026, o analista manteve o posicionamento da carteira, com um dividend yield médio de 10,6% com base nos proventos pagos nos últimos 12 meses.

A equipe de analistas da Empiricus Research disponibilizou acesso gratuito ao relatório com os cinco fundos imobiliários recomendados para investimento em janeiro, acompanhado de uma análise macroeconômica detalhada, que explica o cenário por trás das recomendações e as teses de investimento de cada um dos FIIs.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.