Equatorial (EQTL3) apresenta resultados sólidos na prévia do 3T25 – Análise
Equatorial (EQTL3) divulga análise detalhada de desempenho nos segmentos na prévia operacional do 3T25.
Equatorial (EQTL3) Apresenta Prévia Operacional do 3T25
A Equatorial (EQTL3) divulgou uma prévia operacional positiva referente ao terceiro trimestre de 2025. O principal segmento da empresa, Distribuição, demonstrou um trimestre de crescimento, embora o segmento de Renováveis ainda seja impactado por restrições operacionais.
No segmento de Distribuição, o volume de energia distribuída aumentou 3,3% em comparação com o 3T24, atingindo 15.007 GWh. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento no número de usuários e pela eficiência no combate às perdas de energia.
Desempenho Regional na Distribuição
O estado do Maranhão se destacou com um aumento de 5,3% no volume distribuído. Em contrapartida, o Amapá apresentou uma queda de -2,4%, porém com baixa relevância no resultado consolidado da empresa.
Redução de Perdas e Conformidade Regulatória
As perdas consolidadas da Equatorial ficaram em 17,4%, alinhado com o desempenho do 2T25 e representando uma melhora de -0,5 ponto percentual na comparação anual. O nível consolidado de perdas está 1 ponto percentual abaixo dos limites estabelecidos pela regulamentação.
Segmento de Renováveis: Estabilidade com Desafios
No segmento de Renováveis, a geração de energia permaneceu praticamente estável, em 1.315 GWh. A menor produção foi resultado de velocidades médias de vento mais baixas (-0,5 m/s) e menor irradiância média (-8,2 W/m2). No entanto, a redução nas restrições impostas pelo regulador contribuiu para mitigar o impacto.
Leia também:
Ouro atrai investidores em 2026 com cenário de incerteza global
Rodolfo Amstalden prevê superciclo para microcaps na Bolsa em 2026
Eneva (ENEV3) Apresenta Resultados Fortes em Q4 2025 Apesar de Desafios Climáticos
Segmento de Saneamento: Crescimento Gradual
O segmento de Saneamento também apresentou sinais de evolução, com aumento no número de ligações (+9,6% de água e +6% de esgoto), nos volumes (+1,6% de água e +8,1% de esgoto) e na cobertura (+11,1 p.p. de água e +1,5 p.p. de esgoto). Houve uma leve piora no índice de perdas de água, que aumentou +1,7 p.p.
Considerações sobre o Investimento
Apesar das restrições que ainda afetam o segmento de Renováveis, o segmento de Distribuição continua sendo o mais relevante e com potencial de crescimento. A Equatorial permanece na carteira de investimentos, com uma avaliação de 8x Valor da Firma.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.