Equatorial (EQTL3) Apresenta Prévia Operacional do 3T25
A Equatorial (EQTL3) divulgou uma prévia operacional positiva referente ao terceiro trimestre de 2025. O principal segmento da empresa, Distribuição, demonstrou um trimestre de crescimento, embora o segmento de Renováveis ainda seja impactado por restrições operacionais.
No segmento de Distribuição, o volume de energia distribuída aumentou 3,3% em comparação com o 3T24, atingindo 15.007 GWh. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento no número de usuários e pela eficiência no combate às perdas de energia.
Desempenho Regional na Distribuição
O estado do Maranhão se destacou com um aumento de 5,3% no volume distribuído. Em contrapartida, o Amapá apresentou uma queda de -2,4%, porém com baixa relevância no resultado consolidado da empresa.
Redução de Perdas e Conformidade Regulatória
As perdas consolidadas da Equatorial ficaram em 17,4%, alinhado com o desempenho do 2T25 e representando uma melhora de -0,5 ponto percentual na comparação anual. O nível consolidado de perdas está 1 ponto percentual abaixo dos limites estabelecidos pela regulamentação.
Segmento de Renováveis: Estabilidade com Desafios
No segmento de Renováveis, a geração de energia permaneceu praticamente estável, em 1.315 GWh. A menor produção foi resultado de velocidades médias de vento mais baixas (-0,5 m/s) e menor irradiância média (-8,2 W/m2). No entanto, a redução nas restrições impostas pelo regulador contribuiu para mitigar o impacto.
LEIA TAMBÉM!
Segmento de Saneamento: Crescimento Gradual
O segmento de Saneamento também apresentou sinais de evolução, com aumento no número de ligações (+9,6% de água e +6% de esgoto), nos volumes (+1,6% de água e +8,1% de esgoto) e na cobertura (+11,1 p.p. de água e +1,5 p.p. de esgoto). Houve uma leve piora no índice de perdas de água, que aumentou +1,7 p.p.
Considerações sobre o Investimento
Apesar das restrições que ainda afetam o segmento de Renováveis, o segmento de Distribuição continua sendo o mais relevante e com potencial de crescimento. A Equatorial permanece na carteira de investimentos, com uma avaliação de 8x Valor da Firma.
