EUA registraram o maior volume de viagens aéreas globalmente em 2024; confira o ranking dos 5 primeiros

A escolha de viagens em classes executivas ou primeira classe ultrapassou a demanda por assentos na classe econômica em certas áreas.

2 min de leitura

Em 2024, os Estados Unidos permaneceram como o maior mercado de aviação do mundo, com 876 milhões de passageiros, apresentando um crescimento de 5,2% em comparação com o ano anterior.

Os dados são da nova edição do Relatório de Estatísticas Mundiais de Transporte Aéreo (WATS), elaborado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A base de dados contempla informações de mais de 240 companhias aéreas internacionais.

O principal fator de destaque dos Estados Unidos foi o crescimento do mercado interno.

Além dos Estados Unidos, a China se posicionou como o segundo maior mercado, com 741 milhões de passageiros, um crescimento de 18,7% em relação a 2023. O Reino Unido completou o ranking com 261 milhões de pessoas em viagens aéreas, o que representou um aumento de 7,3% em comparação com o ano anterior.

LEIA TAMBÉM!

Cinco dos maiores mercados de viagens aéreas do mundo

Apesar dos Estados Unidos e da China apresentarem o maior volume de passageiros, o país asiático também se destacou pelo crescimento de seu mercado.

O Japão se destacou com um aumento de 18,6% no número de passageiros. A seguir, os 5 maiores mercados do ano passado.

Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

Voos de categorias superiores se destacaram.

Além do número de passageiros, o incremento de voos nas categorias premium – executiva ou primeira classe – foi superior ao de viagens na classe econômica em quatro das seis regiões analisadas, correspondendo a 6% do total de voos internacionais em 2024.

As viagens aéreas internacionais em classe premium aumentaram 11,8%, ultrapassando o crescimento global das viagens econômicas, que foi de 11,5%. Em 2024, o número total de viajantes internacionais de classe premium atingiu 116,9 milhões.

A Europa liderou as viagens premium, registrando 39,3 milhões de passageiros. A região do Oriente Médio também se destacou, com 32,4 milhões de viajantes, que foi o modal de viagem predominante na área.

A Ásia-Pacífico, por sua vez, registrou o maior crescimento anual de passageiros premium, com 22,8% em 21 milhões de passagens vendidas para classes executiva e primeira classe. Em 2024, foram contabilizadas 500,8 milhões de viagens na classe econômica.

Na América Latina e Caribe, registraram-se 67,5 milhões de passageiros no ano passado, com 64,2 milhões de passagens econômicas e 3,3 milhões em classes premium.

Aeroportos com maior volume de passageiros.

A Ásia-Pacífico liderou o ranking de rotas de aeroportos mais movimentados globalmente, com Jeju-Seul (CJU-GMP) como a opção mais procurada. Em 2024, contabilizaram-se 13,2 milhões de passageiros entre os dois aeroportos.

Apenas um par de aeroportos – Jidá-Riad (JED-RUH) – constava no ranking dos 10, sem estar na região Ásia-Pacífico.

O percurso entre os aeroportos de Bogotá-Medellín (BOG-MDE) foi o mais intenso da América Latina, registrando 3,8 milhões de passageiros, e o translado de Cidade do Cabo-Joanesburgo (CPT-JNB) se destacou como o mais movimentado da África, com 3,3 milhões de passageiros.

O Aeroporto Internacional John F. Kennedy de Nova York-Los Angeles (JFK-LAX) apresentou o maior volume de passageiros na América do Norte, totalizando 2,2 milhões, enquanto o aeroporto de Barcelona-Palma de Maiorca (BCN-PMI) liderou a Europa com 2 milhões de passageiros.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):

Sair da versão mobile