A Inteligência Artificial (IA) se estabelece como um pilar estratégico fundamental para empresas em escala global. Segundo a consultoria McKinsey, a maioria das organizações – sete em cada dez – já adotou essa tecnologia em suas atividades.
Contudo, além da IA generativa, como a popularizada pelo ChatGPT e Gemini, a evolução de novas soluções tecnológicas está pavimentando o caminho para uma nova fronteira: a da Inteligência Aumentada.
A tecnologia e os dados serão temas centrais no Cortex Summit 2025, o maior evento de IA e Go-to-Market do Brasil. O evento reunirá líderes de mercado em São Paulo, no dia 02 de setembro, para debater as aplicações mais avançadas da tecnologia e dados na resolução de desafios de negócios.
A lista de palestrantes confirmados inclui representantes de empresas como McDonald’s, Google, Amazon, L’Oréal, Danone, Flash, Gupy e Heineken.
O que é Inteligência Aumentada?
A Inteligência Aumentada é um conceito implementado de forma pioneira pela Cortex no Brasil, empresa de IA nativa, que surgiu a partir de soluções de IA preditiva e extração de texto antes do advento de tecnologias de IA generativa.
LEIA TAMBÉM!
O conceito emerge como um novo paradigma, com foco na Inteligência Artificial, que potencializa a capacidade humana no ambiente corporativo e nos processos de negócio, por exemplo, através da criação de agentes inteligentes.
Esses sistemas autônomos de IA executam tarefas complexas de ponta a ponta, atuando como uma extensão da capacidade humana. Segundo Daniel Pires, co-fundador da Cortex, a IA generativa, em sua forma mais elementar, está se tornando um produto comum, e a verdadeira liderança da inovação se expressa nesta abordagem.
A Inteligência Aumentada não visa substituir pessoas por robôs, mas sim potencializar suas habilidades, transformando processos que antes eram manuais, custosos e demorados em operações ágeis, mais eficientes e inteligentes, afirma Pires.
Na Cortex, os agentes são concebidos para funcionar como colaboradores, automatizando processos operacionais, produzindo informações relevantes, avaliando dados e realizando ações complexas, permitindo que o capital humano se concentre em atividades que demandam criatividade, empatia e raciocínio estratégico.
Em várias áreas da economia
A Cortex tem implementado a ideia de agentes autônomos de IA em várias áreas. Para empresas que trabalham com outras empresas, os agentes conseguem realizar prospecção automática por voz ou mensagem e distribuir estrategicamente nas carteiras de clientes dos vendedores, liberando seu tempo para o que realmente importa: vender.
Na indústria, já existem ferramentas que suportam equipes de vendas em campo pelo WhatsApp, propondo rotas e PDVs a serem prospectados, mix de produtos, etc., demonstrando a versatilidade da Inteligência Aumentada na otimização de processos.
A discussão sobre a Inteligência Aumentada é um movimento estratégico e necessário para o mercado brasileiro. Os próximos anos serão marcados pela ascensão desses “aliados” de IA, elevando a produtividade, a eficiência e a capacidade competitiva das empresas, explica Pires.
A XP Educação oferece suporte.
A XP Educação, braço educacional da XP Inc., e empresa pioneira no Brasil a formar 100% do quadro de colaboradores em Inteligência Artificial, será uma das apoiadoras do evento, pois acredita que a Inteligência Artificial deve estar no centro das decisões de negócios, e empresas que não estão fazendo isso, tendem a perder espaço no presente (e não só no futuro).
A XP Educação se mostra entusiasmada em apoiar o Cortex Summit 2025, que une tecnologia e negócios de maneira prática e estratégica. Eventos como este são fundamentais para que líderes compreendam como a Inteligência Aumentada pode promover resultados e competitividade, segundo Diogo França, diretor da XP Educação.
O evento proporciona a chance de analisar o estado da arte dessa tecnologia e suas aplicações na estratégia de Go-to-Market das organizações. Executivos e tomadores de decisão podem avaliar o grau de aceitação do mercado e os resultados já obtidos por outras empresas, de maneira prática e real.
Para mais informações e inscrições, acesse o link.
Fonte por: InfoMoney