Felipe Miranda da Empiricus aponta cenário do mercado e oportunidades em 2026
Felipe Miranda da Empiricus Research analisa mercado em 2026 e oportunidades em small caps. CEO avalia desempenho de presidentes do BC
Com o ano se aproximando do fim, o interesse de investidores se concentra em previsões para 2026: o mercado tende a seguir uma trajetória de alta (bull market) ou será marcado por um cenário mais desafiador? Além disso, existe ainda a possibilidade de investir em empresas de menor capitalização (small caps) a preços considerados vantajosos?
Estas foram algumas das questões levantadas por Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, durante seu programa semanal, Blink!. Miranda também ofereceu sua opinião sobre o melhor presidente do Banco Central do Brasil.
Análise do Mercado e Expectativas para 2026
Miranda acredita que existe uma oportunidade atual, após a absorção de um período de alta até março e abril, com a redução das taxas de juros e o fluxo de investimentos em dividendos. A saída do dólar, motivada pela diversificação para outros ativos, também é um fator relevante.
A partir de abril, a dinâmica do mercado dependerá das decisões da política econômica em 2027, que serão influenciadas pelas eleições.
Ele destaca que, se Lula implementar medidas de ajuste fiscal, o mercado poderá apresentar um desempenho positivo. Caso contrário, ou se um candidato da centro-direita ou Flávio Bolsonaro se destacar, um cenário de alta (bull market) é possível.
Leia também:
Ouro atrai investidores em 2026 com cenário de incerteza global
Rodolfo Amstalden prevê superciclo para microcaps na Bolsa em 2026
Eneva (ENEV3) Apresenta Resultados Fortes em Q4 2025 Apesar de Desafios Climáticos
Miranda prevê que os próximos seis meses serão favoráveis ao mercado, mas a trajetória futura dependerá das sinalizações políticas.
Small Caps: Oportunidade Descontada?
Miranda questiona se o momento de investir em small caps já passou ou se ainda há descontos significativos. Ele aponta que o múltiplo preço/lucro do SMALL11 é de 15 vezes, indicando que as empresas de menor capitalização podem estar subvalorizadas.
Ele acredita que a queda das taxas de juros e o fluxo de investimentos doméstico impulsionarão o desempenho das small caps.
Ele ressalta que as small caps são mais sensíveis aos ciclos econômicos devido ao menor acesso a capital e maior endividamento. O fluxo de investimentos local, diferente do fluxo estrangeiro que tende a se concentrar em grandes empresas, também favorecerá o desempenho das small caps.
Opinião sobre Presidentes do Banco Central
Miranda destaca a tecnicidade e institucionalidade de Gustavo Franco no Banco Central brasileiro, mas critica a persistência no câmbio fixo, que gerou perdas em reservas internacionais. Armínio Fraga, por sua vez, é considerado o favorito de Miranda, devido à implementação formal do regime de Metas de Inflação (Inflation Targeting).
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.