Fundador de Trump lança ETF de Bitcoin após considerar criptomoeda para planos de aposentadoria
Desde sua posse, Trump tem relaxado regulamentações sobre ativos digitais, e na semana anterior, permitiu que fundos de previdência investissem nesse ti…
A Trump Media and Technology Group, empresa do presidente norte-americano, Donald Trump, e operadora da plataforma de mídia social Truth Social, anunciou nesta segunda-feira (11) que submeteu à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) a primeira emenda na “Declaração de Registro” para o Truth Social Bitcoin ETF.
O segundo comunicado indica que o ETF detém Bitcoin (BTC) diretamente e oferecerá suas ações aos investidores, visando refletir o desempenho do preço do bitcoin. A Crypto.com atuará como “custodiante” exclusiva de Bitcoin, principal agente de execução e provedora de liquidez do ETF, que será lançado ainda este ano.
O lançamento do Truth Social Bitcoin ETF depende da efetivação da Declaração de Registro, bem como da aprovação de outros trâmites burocráticos.
O movimento representa mais um passo da empresa de Trump no mercado de criptoativos, em meio à ampla desregulamentação promovida pelo presidente americano desde seu retorno à Casa Branca, o que tem gerado acusações de conflito de interesses.
Paul Atkins, que assumiu em abril a SEC, órgão equivalente à CVM, é um defensor dos ativos digitais e tem arquivado processos que haviam sido abertos contra empresas do setor na gestão de Gary Gensler. Na época, o órgão via entre os riscos a possível manipulação de mercado.
Leia também:

Fundos de investimento imobiliário de renda fixa pagam dividendos hoje; VGIP11 se destaca

O Itaú BBA apresenta lista de 8 FIIs de logística para investir no segundo semestre

XP disponibiliza R$ 100 de cashback na primeira transferência para o exterior
Na semana passada, Trump também autorizou o acesso a criptomoedas por planos de previdência do tipo 401(k), amplamente utilizados para planejamento de aposentadoria nos Estados Unidos. A previsão é que os fundos obtenham exposição à classe principalmente por meio de ETFs como os que ele deseja lançar.
(com Estadão Conteúdo)
Fonte por: InfoMoney