Governo dos EUA encerra paralisação e mercados sobem com o acordo
Acordo no governo EUA encerra paralisação e impulsiona mercados! Dow Jones e S&P 500 sobem. Analistas alertam para riscos futuros e impacto no PIB.
Após 43 dias de paralisação, o governo dos Estados Unidos pôs fim à interrupção administrativa. A notícia impactou positivamente os mercados financeiros, com os índices Dow Jones e S&P 500 apresentando avanços nesta quinta-feira (13). O índice Nasdaq, por outro lado, registrou uma leve retração, influenciado pelo desempenho de grandes empresas de tecnologia.
Análise da Situação Econômica
A analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, destacou a importância do acordo. “Quanto mais tempo o governo permanecesse paralisado, maior seria o impacto negativo no mercado de trabalho”, afirmou em sua participação ao programa O analista de macroeconomia da Empiricus, Matheus Spiess, complementou, ressaltando que o encerramento do shutdown diminui o risco de consequências mais graves para a economia.
Possíveis Impactos Futuros
Matheus Spiess alertou para a possibilidade de novos impasses no futuro, especialmente no início de 2026, e previu impactos econômicos significativos. Ele mencionou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do trimestre pode ser reduzido, diversos programas sociais foram interrompidos e a divulgação de dados importantes, como a inflação e as taxas de emprego, pode ser atrasada.
A publicação dos dados de outubro pode ser comprometida.
Expectativas para a Política Monetária
Larissa Quaresma, por sua vez, acredita que as divulgações de dados de novembro serão cruciais para determinar as decisões da política monetária em dezembro. A analista estima que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) poderá reduzir a taxa básica de juros em 25 pontos-base.
Leia também:
Ouro atrai investidores em 2026 com cenário de incerteza global
Rodolfo Amstalden prevê superciclo para microcaps na Bolsa em 2026
Eneva (ENEV3) Apresenta Resultados Fortes em Q4 2025 Apesar de Desafios Climáticos
Detalhes do Acordo
O acordo aprovado no Congresso americano inclui o financiamento do Departamento de Agricultura por um ano e de construções militares. A prorrogação dos subsídios à saúde, que havia gerado um grande impasse entre o governo e o partido Democrata, não foi incluída no acordo.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.