Ibovespa em Volatilidade com Desvalorização e Incertidões
O Índice Bovespa apresentou uma sessão de quarta-feira, 19, marcada por volatilidade, influenciada pela desvalorização de mais de 2,5% em cotações de petróleo e pelas incertezas relacionadas à liquidação do banco Master. A falta de indicadores econômicos relevantes no Brasil e no exterior contribuiu para um clima de aversão ao risco.
Analistas como Matheus Spiess, da Empiricus Research, observam que a expectativa é de um “catch up” nos mercados na sexta-feira, após o feriado da Consciência Negra no Brasil.
A situação do Master, com a prisão de Daniel Vorcaro, gerou cautela no mercado. Estima-se que grandes bancos possam fazer contribuições extras ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir o rombo. O FGC estima que os desembolsos com liquidação extrajudicial do Banco Master, Banco Master de Investimento, Banco Lestsbank, e Master Corretora de Câmbio ficarão em cerca de R$ 41 bilhões.
Incertezas e Expectativas
A análise do mercado aponta para a necessidade de responsabilização dos culpados e o fortalecimento das regras para evitar que situações como a do Master se repitam. Além disso, o mercado acompanha de perto a aprovação, no Senado, do projeto de lei que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp), com alternativas ao aumento do IOF, que pode reverter cerca de R$ 25 bilhões aos cofres públicos.
Desempenho das Ações
As ações da Vale e da Petrobras apresentaram quedas, apesar da alta do minério de ferro em Dalian, na China. Entre os grandes bancos, o recuo máximo foi de cerca de 0,60%: Itaú Unibanco PN e Bradesco PN.
LEIA TAMBÉM!
Conclusão
A sessão de quarta-feira no Ibovespa reflete a cautela global e a influência de eventos como a divulgação do payroll dos Estados Unidos e o balanço da Nvidia, que serão acompanhados com grande expectativa. A situação do Master continua sendo um fator de risco, mas a expectativa é de que o mercado possa “vir a página” e os bancos consigam endereçar bem o momento.
