Índice Ibovespa Futuro avança após queda no dia anterior, com atenção ao contexto político e diplomático
A ata da última reunião do Fórum também é destacada na sessão.
O Ibovespa Futuro avançava nos primeiros negócios desta quarta-feira (20), após o índice ter caído mais de 2% no dia anterior, impulsionado pelo desempenho negativo das ações de bancos em razão das maiores incertezas em torno da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que busca impedir as sanções aplicadas pelo governo norte-americano a Alexandre de Moraes, também ministro da Corte.
Às 9h03 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro subia 0,24%, aos 136.775 pontos.
Invista na renda fixa internacional: confira gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moedas fortes.
A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e presidentes de estatais e declarações do titular da Fazenda devem ser o ponto central nesta quarta-feira, ao mesmo tempo em que persiste a expectativa pela cúpula do Federal Reserve em Jackson Hole.
A reunião de Lula está agendada para as 9h30 e contempla os presidentes da Petrobras, do BNDES e do Banco do Brasil, além de ministros.
Leia também:

Petrobras lança processo de seleção para a primeira usina de BioQAV e diesel renovável em SP

Lula e Macron concordam em finalizar o diálogo para a assinatura do acordo UE-Mercosul

A inflação no Reino Unido aumentou em julho, mas não devido à dissolução do Oasis
À tarde, às 14h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do Seminário FAZ GRCI – Governança, Risco, Controle e Integridade.
Fora do país, persistia a dúvida quanto a um possível acordo para finalizar a guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo em que os focos se deslocaram para o simpósio de Jackson Hole, que iniciará na quinta-feira.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursará na sexta-feira e investidores buscam sinais sobre a trajetória da política monetária dos EUA, com traders precificando quase que totalmente um corte de juros no próximo mês.
Os agentes econômicos esperam a publicação da ata da reunião de julho do Banco Central dos EUA (Fed) e o discurso do dirigente do Fed, Christopher Waller, um forte candidato a assumir a presidência no próximo ano.
Nos mercados, o futuro do Dow Jones descia 0,05%, o futuro do S&P 500 apresentava queda de 0,13% e o futuro do Nasdaq registrava variação negativa de 0,26%.