Lula afirma que o Brasil enfrenta uma “turbulência desnecessária” causada por Trump
O presidente manifesta-se sobre os valores tarifários dos Estados Unidos e ressalta a relevância da estabilidade política e das negociações do Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo enfrenta uma “turbulência desnecessária” devido às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Eu não posso admitir que um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos possa contar a quantidade de inverdades que ele tem contado sobre o Brasil. O Brasil não é um país rico. O Brasil não tem o PIB que tem os americanos, o Brasil não tem o PIB da China. Mas nós temos um povo que merece respeito”.
A cerimônia de inauguração da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), em Iracemápolis (SP), contou com declarações oficiais do Palácio do Planalto. A unidade industrial deverá criar mil novos empregos no país até o final do ano.
Lula ainda exaltou a capacidade de negociação do Brasil. “O Brasil gosta de negociar. Se tem uma coisa que o Brasil está fazendo é negociar”, disse. Ele elogiou o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, que está à frente das tentativas de diálogo com os EUA. “Foi governador de São Paulo por 16 anos, sabe negociar e respeita as pessoas”.
O presidente ainda enfatizou informações sobre o comércio entre Brasil e China. “É importante que as pessoas saibam que o comércio do Brasil com a China atualmente é de US$ 160 bilhões contra US$ 80 bilhões do comércio nosso com os Estados Unidos. É importante que vocês saibam porque nós criamos os BRICS. É porque nós estávamos cansados de sermos tratados como países do terceiro mundo”.
Lula reiterou que, no Brasil, é necessário possuir estabilidade política para assegurar a estabilidade econômica. “O primeiro aspecto que precisávamos apresentar a quem quisesse vir ao Brasil era uma coisa simples, denominada estabilidade política”, declarou.
Leia também:

COP30 se torna entrave para Helder concorrer ao vice da presidência em 2026

A Felca analisa, pela primeira vez, o vídeo que resultou na prisão do influenciador Hytalo Santos

Lula planta árvore na Alvorada, convida Trump para conversar: “Não plantamos ódio”
Fonte por: InfoMoney