Lula pode aprovar lei com taxação de dividendos e empresas antecipam pagamentos
Lula analisa projeto que retém 10% de lucros e dividendos. Axia Energia (AXIA6) e Itaú (ITUB4) buscam evitar taxação de dividendos. Empiricus destaca “Vacas Leiteiras” com 38% de valorização
O Projeto de Lei 1.087/2025, que estabelece a retenção de 10% sobre lucros e dividendos pagos a pessoas físicas, está próximo de ser aprovado pelo presidente Lula. Se sancionado, a nova lei entrará em vigor com a taxação de dividendos acima de R$ 50 mil mensais por beneficiário.
Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus, algumas empresas podem anunciar pagamentos antecipados de dividendos a partir de janeiro de 2026, buscando que seus investidores “escapem” da nova tributação.
Empresas em Destaque
Hungria cita a Axia Energia (AXIA6) e o Itaú (ITUB4) como exemplos de empresas que podem antecipar anúncios de dividendos. Ele destaca que ambas possuem reservas de lucros significativas. A análise do analista do banco Itaú considera o “balanço extremamente sólido” e os “resultados robustos” da instituição, independentemente do cenário econômico.
Axia Energia: Turnaround e Perspectivas
A Axia Energia, anteriormente conhecida como Eletrobras, tem demonstrado uma recuperação nos últimos anos, com controle de gastos e potencial de benefícios com a melhora nos preços da energia. A empresa já anunciou R$ 4,3 bilhões em dividendos e expressou a possibilidade de comunicar mais proventos até o final do ano.
Série Vacas Leiteiras e Retorno Histórico
A série de recomendações da Empiricus, conhecida como “Vacas Leiteiras”, apresentou valorização de 38% em 2025 até o final de outubro, superando o desempenho do Ibovespa (24%). Desde sua criação em 2014, a série registrou um retorno de 351,6%, contra 211% do Ibovespa.
Leia também:
Ouro atrai investidores em 2026 com cenário de incerteza global
Rodolfo Amstalden prevê superciclo para microcaps na Bolsa em 2026
Eneva (ENEV3) Apresenta Resultados Fortes em Q4 2025 Apesar de Desafios Climáticos
A Empiricus Research está disponibilizando 3 meses de acesso gratuito à série, incluindo a carteira de recomendações, relatórios semanais e podcasts.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.