Lula pode aprovar lei com taxação de dividendos e empresas antecipam pagamentos

Lula analisa projeto que retém 10% de lucros e dividendos. Axia Energia (AXIA6) e Itaú (ITUB4) buscam evitar taxação de dividendos. Empiricus destaca “Vacas Leiteiras” com 38% de valorização

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Projeto de Lei 1.087/2025, que estabelece a retenção de 10% sobre lucros e dividendos pagos a pessoas físicas, está próximo de ser aprovado pelo presidente Lula. Se sancionado, a nova lei entrará em vigor com a taxação de dividendos acima de R$ 50 mil mensais por beneficiário.

Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus, algumas empresas podem anunciar pagamentos antecipados de dividendos a partir de janeiro de 2026, buscando que seus investidores “escapem” da nova tributação.

Empresas em Destaque

Hungria cita a Axia Energia (AXIA6) e o Itaú (ITUB4) como exemplos de empresas que podem antecipar anúncios de dividendos. Ele destaca que ambas possuem reservas de lucros significativas. A análise do analista do banco Itaú considera o “balanço extremamente sólido” e os “resultados robustos” da instituição, independentemente do cenário econômico.

Axia Energia: Turnaround e Perspectivas

A Axia Energia, anteriormente conhecida como Eletrobras, tem demonstrado uma recuperação nos últimos anos, com controle de gastos e potencial de benefícios com a melhora nos preços da energia. A empresa já anunciou R$ 4,3 bilhões em dividendos e expressou a possibilidade de comunicar mais proventos até o final do ano.

Série Vacas Leiteiras e Retorno Histórico

A série de recomendações da Empiricus, conhecida como “Vacas Leiteiras”, apresentou valorização de 38% em 2025 até o final de outubro, superando o desempenho do Ibovespa (24%). Desde sua criação em 2014, a série registrou um retorno de 351,6%, contra 211% do Ibovespa.

LEIA TAMBÉM!

A Empiricus Research está disponibilizando 3 meses de acesso gratuito à série, incluindo a carteira de recomendações, relatórios semanais e podcasts.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Sair da versão mobile