O presidente argentino, Javier Milei, está apoiando o lançamento de uma iniciativa de US$ 1 milhão para aprimorar as relações diplomáticas entre Israel e diversos países da América Latina, em um cenário onde Israel enfrenta forte crítica internacional devido às suas ações em Gaza.
Os Acordos Isaac, que receberam recursos do Prêmio Genesis, concedido a Milei há dois meses em Jerusalém, visam consolidar as relações entre Israel, Uruguai, Panamá e Costa Rica, conforme divulgado na terça-feira, 12.
A Argentina, com Milei à frente, mantém relações sólidas com Israel. Essa posição se distingue da de muitos países da América Latina, como Bolívia e Colômbia, que romperam laços diplomáticos, e de outros que convocaram seus embaixadores.
A nova iniciativa tem como referência os Acordos de Abraham, que estabeleceram relações bilaterais entre Israel e diversos estados árabes a partir de 2020, durante o primeiro mandato do presidente dos EUA, Donald Trump.
Para 2026, os Acordos Isaac pretendem se expandir para abranger Brasil, Colômbia, Chile e, possivelmente, El Salvador.
LEIA TAMBÉM!
Trump afirma que Putin e Zelensky estão buscando organizar um encontro
Instituições financeiras internacionais foram multadas em 10 bilhões de dólares por descumprimento de penalidades impostas pelos EUA
EUA concordam em discutir com o Brasil questões na Organização Mundial do Comércio, mas vinculam a medida à “segurança nacional”
Fonte por: InfoMoney