Motta discorre sobre o pacote anticrise: As causas vão além de questões ideológicas
O presidente da Câmara, Hugo Motta, ressalta a necessidade de união política para lidar com tarifas impostas pelos Estados Unidos e reafirma o compromis…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou reconhecer a relevância da medida provisória (MP) lançada pelo governo Lula nesta quarta-feira, 13, para salvaguardar os segmentos produtivos “considerando as tarifas extraordinárias aplicadas ao Brasil” pelos Estados Unidos. “Existem questões que devem superar as inclinações partidárias ou ideológicas”, escreveu Motta na rede social X (antigo Twitter).
Ele ressaltou que o Parlamento é “parceiro do Brasil”, lembrando a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica. “Nosso empenho por soluções que protejam empresas, trabalhadores e consumidores brasileiros continuará inabalável. O Brasil não pode parar”, escreveu.
De acordo com a coluna do Estadão, o Palácio do Planalto considera que a medida tarifária implementada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possibilitou um “acordo” entre Motta e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após o descontentamento causado pelo veto do petista ao aumento do número de deputados e pelo confronto sobre as alterações na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Existia apreensão entre apoiadores do presidente da República em relação ao encontro dos dois após a pausa legislativa. A Presidência buscou adiar uma reunião imediata entre Lula e Motta, na esperança de que o atraso pudesse amenizar a situação.
O encontro teve lugar na terça-feira, 12, no Palácio da Alvorada, com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o resultado foi visto como positivo.
Leia também:

Câmara deve votar projeto de urgência que isenta Imposto de Renda para renda de até R$ 5 mil

Lula enviou carta de convite a Trump para a COP30 e não recebeu resposta, afirma o diretor do evento

Promotoria investiga empresários após denúncia contra prefeito em São Bernardo
O presidente da Câmara comprometeu-se a agilizar o pacote contra a tarifação, e Motta participou na quarta-feira do anúncio das medidas em cerimônia no Palácio.
Fonte por: InfoMoney