Nubank Consolida Liderança e Aponta Novas Estratégias
O Nubank (ROXO34) alcançou um marco significativo ao se tornar a maior fintech da América Latina, impulsionado por uma base de mais de 123 milhões de clientes. Essa posição de destaque o coloca como a segunda maior instituição financeira do Brasil em número de correntistas, superando o Bradesco (BBDC4).
A empresa também lidera o ranking de empresas mais valiosas do país. O sucesso notável do Nubank, construído em apenas uma década, tem atraído a atenção de investidores, com a empresa avaliada em US$ 90 bilhões de dólares e suas ações negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE), apresentando um crescimento de mais de 41% em 2025.
Estratégias para o Crescimento Futuro
Embora os números atuais sejam promissores, a analista Larissa Quaresma da Empiricus Research, destaca que “tem muita coisa importante acontecendo por baixo da superfície”. A empresa está implementando três movimentos estratégicos que podem impulsionar seu crescimento.
O primeiro é a monetização da base de clientes, que apesar de abranger 60% da população adulta, captura apenas 5% do lucro bruto do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A empresa busca equilibrar o relacionamento com os clientes, aprimorar os modelos de crédito e oferecer novas linhas de crédito com garantia para aumentar a receita.
Expansão Internacional
O Nubank também está expandindo sua atuação internacional, com 12 milhões de correntistas no México e 3 milhões na Colômbia. A empresa acredita que o crescimento de clientes no México, onde apenas 50% da população tem conta em bancos, pode ser mais acelerado.
LEIA TAMBÉM!
No entanto, a expansão mexicana enfrentou desafios com a inadimplência e foi temporariamente interrompida. Após ajustes nos modelos, a empresa está pronta para retomar a expansão, com expectativa de gerar lucro positivo na operação mexicana em dois anos.
Desempenho Superior de Crédito
Outro ponto chave é o desempenho superior do Nubank em relação aos índices de atraso do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A empresa apresenta taxas de inadimplência inferiores, mesmo em faixas de menor renda. Esse fator contribui para a rentabilidade elevada da empresa, mesmo em momentos desafiadores.
Além disso, o modelo de negócios digital do Nubank, com custos fixos menores e que não crescem na mesma velocidade da receita, garante um alto retorno sobre o capital investido.
Análise de Valor e Recomendações
A analista Larissa Quaresma avalia que as ações do Nubank (ROXO34) estão sendo negociadas a um valuation relativamente alto, com um múltiplo de preço sobre lucro (P/L) de 19. Ela sugere que o valor justo para o BDR seria de R$17. Apesar da valorização modesta no momento, a empresa apresenta um ROE de 25% a 30% e uma projeção de crescimento anual de 55% nos próximos três anos, o que justifica a recomendação de compra da ação.
