O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com o maior volume de usuários do ChatGPT globalmente

Mais de 140 milhões de mensagens diárias são enviadas por brasileiros para o ChatGPT.

12/08/2025 14:39

1 min de leitura

O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de usuários da plataforma de inteligência artificial (IA) ChatGPT, da OpenAI. Mais de 140 milhões de mensagens diárias são enviadas por brasileiros, dentre os mais de 2 bilhões de comandos enviados diariamente.

Os resultados são de um estudo inédito voltado para o Brasil, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI e que o portal G1 teve acesso. A pesquisa indica que, em número de usuários ativos, o país ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Adicionalmente, na apresentação do ChatGPT-5, a empresa revelou que possui aproximadamente 700 milhões de usuários semanais e já possui 5 milhões de usuários para as versões empresariais da plataforma.

O Brasil possui o segundo maior número de desenvolvedores no mundo que utilizam a API da OpenAI, sendo também o país com o maior grupo de talentos em inteligência artificial da América Latina.

Leia também:

Usuários do ChatGPT

São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina são as regiões que lideram o uso do ChatGPT no Brasil. Os estados que mais utilizam a IA são Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.

Os usuários da plataforma buscam apoio na aprimoramento da comunicação escrita e do aprendizado. Comandos como os referentes representam 20% e 15% de todas as mensagens enviadas do Brasil, respectivamente.

Os três principais usos do ChatGPT no país são a redação e comunicação, aprendizado e capacitação, além de programação, ciência de dados e matemática.

Adicionalmente, a organização aponta que os usuários são, em sua maioria, jovens, indicando que muitos estudantes e profissionais no início de suas carreiras estão se tornando “nativos da IA”. Do total, 27% são pessoas entre 18 e 24 anos, e 33% têm entre 25 e 34 anos.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):