O BYD Dolphin Mini se destaca como um dos veículos elétricos mais econômicos disponíveis no Brasil

Verifique a lista dos 10 carros elétricos mais econômicos no Brasil, conforme dados do Inmetro.

16/08/2025 9:34

1 min de leitura

O BYD Dolphin Mini GS é o carro elétrico mais barato do Brasil, conforme a tabela de julho do Programa Brasileiro de Etiquetagem, elaborada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Qualidade e Tecnologia) e Conpet.

Apesar do incremento no volume de veículos elétricos avaliados, que atingiu 160, o modelo de entrada da BYD continua no primeiro lugar do ranking, devido ao seu consumo energético de 0,41 megajoules por quilômetro (MJ/Km). A autonomia do veículo, com uma carga completa, garante um alcance de 280km.

A marca chinesa ocupa a segunda posição, com outra variação do BYD Dolphin, em tamanho maior, que utiliza 0,42 MJ/km. Destaca-se que esta publicação considerou apenas os veículos elétricos em sua totalidade para elaborar o ranking.

O modelo AYA, da Neta Auto, outro fabricante chinês que entrou no Brasil em 2024, ocupa a terceira posição no ranking dos menores consumos energéticos. O veículo apresenta um consumo de 0,43 MJ/km.

Qual é a distinção entre consumo energético e autonomia da bateria?

O consumo energético (MJ/km) mostra a quantidade de energia utilizada o veículo para percorrer 1 km. A autonomia do modelo (km) indica a distância que o carro consegue rodar com a bateria totalmente carregada.

Leia também:

Quanto menor o consumo energético, maior a autonomia – desde que a capacidade da bateria seja a mesma. Assim, dois carros com o mesmo consumo podem ter autonomias distintas, se um possuir a bateria maior, por exemplo, ou se forem implementadas otimizações aerodinâmicas ou de redução de peso. Vários fatores influenciam essa relação.

Assim, se um automóvel A utiliza 0,50 MJ/km e possui bateria de 50 MJ, sua autonomia será de 100 km. Contudo, se um carro B consome 0,25 MJ/km e tem a mesma bateria, sua autonomia será maior: 200 km.

Verifique os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):