O presidente da Ucrânia afirma que chegou o momento de o conflito terminar; chefes de Estado se encontram no Alasca
O presidente ucraniano espera que o encontro entre Trump e Putin sirva de base para negociações trilaterais envolvendo Kiev.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que “chegou o momento de finalizar a guerra”, poucas horas antes da reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, para debater o possível encerramento do conflito russo-ucraniano.
Em comunicado na plataforma X, Zelensky expressou otimismo de que a cúpula abriria caminho para a paz e debates entre líderes em formato trilateral, com a participação dos EUA, Rússia e o governo ucraniano.
“É hora de acabar com a guerra e as medidas necessárias devem ser tomadas pela Rússia”, disse Zelensky. “Estamos contando com a América”, acrescentou.
O Kremlin afirmou que uma reunião tripartite sobre a Ucrânia é possível se as negociações no Alasca produzirem resultados.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que uma reunião posterior envolvendo os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, seria possível se as conversas entre eles produzirem resultados, conforme relatado pela agência de notícias russa Interfax na sexta-feira.
Peskov afirmou que as conversas entre os presidentes da Rússia e dos EUA podem ter entre 6 e 7 horas de duração, e seus assessores participarão de reuniões que deverão ser realizadas individualmente, conforme noticiado pela mídia estatal russa.
Leia também:

Trump afirma que Putin e Zelensky estão buscando organizar um encontro

A Casa Branca inaugura perfil oficial na plataforma TikTok

Os EUA dislocam porta-aviões e navios de guerra à Venezuela e alertam o presidente Maduro sobre o uso de “toda a força” americana
A Rússia anunciou que suspendeu a sua participação no Novo Modelo Estratégico (NME), um acordo nuclear com o Ocidente que limitava o desenvolvimento e a produção de armas nucleares.
Fonte por: InfoMoney