O presidente da China, Xi Jinping, manifestou apoio ao Brasil na proteção de sua soberania e interesses econômicos, em meio ao aumento das tensões comerciais com os Estados Unidos. Em contato telefônico solicitado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Xi defendeu que nações do Sul Global atuem de maneira coordenada contra o unilateralismo e o protecionismo.
O governo chinês, por meio do líder, enfatizou que a China apoia o povo brasileiro na proteção de seus direitos e interesses legítimos e está disposta a colaborar com o Brasil para construir um modelo de unidade e autossuficiência entre as maiores economias emergentes.
O diálogo, segundo Pequim, também abordou oportunidades de negócios, convergência de estratégias de desenvolvimento e o reforço do BRICS como fórum para aumentar a influência política e econômica do Sul Global.
O presidente Xi declarou que as relações sino-brasileiras encontram-se no “melhor momento da história”, mencionando os avanços na integração de projetos da Iniciativa Cinturão e Rota com o Novo PAC.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com a imprensa oficial chinesa, Lula apresentou sua avaliação sobre o cenário atual das relações com Washington e reiterou a posição brasileira de defender, “de forma firme e inabalável”, a própria soberania. O líder chinês também destacou o compromisso conjunto com a realização da COP30, em Belém, e o papel do grupo “Amigos da Paz” na busca por uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia.
As alegações surgem em decorrência da tarifa de 50% aplicada por Donald Trump a produtos brasileiros, tática que, segundo o governo Lula, constitui uma tentativa de instrumentalizar questões políticas para legitimar barreiras econômicas.
Fonte por: InfoMoney