A Perplexity AI fez na terça-feira uma oferta não solicitada de US$34,5 bilhões em dinheiro pelo navegador Chrome, da Alphabet, um valor muito acima de sua própria avaliação. A startup busca os bilhões de usuários do navegador, essenciais na corrida por buscas com uso de IA.
A Perplexity não é estranha a ofertas chamativas. A empresa fez uma oferta semelhante pela divisão do TikTok nos EUA em janeiro, oferecendo uma fusão com o popular aplicativo de vídeos curtos para solucionar as preocupações do governo norte-americano sobre a propriedade chinesa da plataforma.
OpenAI, Yahoo e a empresa de capital privado Apollo Global Management também demonstraram interesse no Chrome, considerando que a pressão regulatória ameaça o domínio do Google no setor.
O Google não respondeu prontamente às solicitações de comentários da Reuters. A empresa não comercializou o Chrome e pretende recorrer de uma decisão de um tribunal dos EUA no ano passado que entendeu que ela exercia um monopólio ilegal sobre buscas na internet. O Departamento de Justiça solicitou a venda do Chrome como parte da resolução do caso.
A Perplexity não divulgou os planos de financiamento da oferta. A empresa, com três anos de existência, arrecadou aproximadamente US$1 bilhão em investimentos até o momento, incluindo Nvidia e SoftBank. Seu valor foi avaliado pela última vez em US$14 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
MRV (MRVE3) registra alta de 21% em agosto e 36% em 2025: qual o limite do preço da ação?
Índice futuro do Dow Jones retrocede aguardando resultados de empresas do varejo e ata do Federal Reserve
Robôs geram lucros expressivos no day trade, cenário contrastante com a queda ampla da Bovespa
A Perplexity informou que diversos fundos se ofereceram para financiar o negócio integralmente, contudo a empresa não especificou quais seriam eles. As ações da Alphabet avançaram 1,6% nas negociações à tarde.
À medida que uma nova geração de usuários recorre a chatbots, como ChatGPT e Perplexity, para obter respostas, os navegadores estão recuperando a proeminência como fontes de tráfego proveniente de buscas e dados valiosos de usuários, tornando-os centrais para as ambições de IA das grandes empresas de tecnologia.
A Perplexity já possui um navegador de IA, o Comet, que pode realizar certas atividades em nome do usuário. A aquisição do Chrome possibilitaria o aproveitamento dos mais de três bilhões de usuários do navegador, o que lhe conferiria o peso necessário para competir de forma mais eficaz com concorrentes maiores, como a OpenAI. A empresa controladora do ChatGPT também está desenvolvendo seu próprio navegador de IA.
A Perplexity oferece garantir que o Chromium, base do código-fonte do navegador, permaneça aberto, investirá US$3 bilhões em dois anos e não modificará o mecanismo de busca padrão do Chrome, conforme estabelecido em um termo de compromisso divulgado pela Reuters.
A empresa afirmou que a proposta, sem participação acionária, manteria a liberdade de escolha do usuário e reduziria as preocupações relativas à competição no futuro.
A avaliação de especialistas sugere que é improvável a venda do Chrome pelo Google, e a empresa provavelmente se envolveria em uma disputa legal prolongada, considerando que o navegador é fundamental para os projetos de inteligência artificial da empresa, incluindo os resumos de pesquisa gerados por IA, conhecidos como Overview, que visam proteger sua atuação no mercado de buscas.
O juiz federal Amit Mehta deve decidir sobre o caso antitruste ainda este mês.
Herbert Hovenkamp, professor da Carey Law School da Universidade da Pensilvânia, afirmou: “O juiz Mehta é bastante ortodoxo. É bem possível que ele adie a exigência de uma venda até que o processo de apelação seja resolvido, o que pode levar bastante tempo”.
O caso seria encaminhado ao Circuito de Direito Distrital, que é cauteloso em relação a alienações forçadas, e pode até chegar à Suprema Corte após isso. Assim, o processo poderia se estender por vários anos.
A oferta da Perplexity também está abaixo do valor de pelo menos US$50 bilhões pelo qual o Chrome poderia ser vendido, conforme declarado pelo CEO do mecanismo de busca concorrente DuckDuckGo, Gabriel Weinberg.
Fonte por: InfoMoney