Polícia Federal executa operação contra trama golpista com mandados e tornozeleiras eletrônicas

Polícia Federal executa operação contra trama golpista com 10 mandados. A PF investiga tentativa de golpe no Brasil, com apoio do STF e Exército.

27/12/2025 9:44

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação da Polícia Federal Contra Trama Golpista

A Polícia Federal está executando, nesta sábado (27), dez mandados de prisão domiciliar, acompanhados de tornozeleiras eletrônicas, sob determinação do Supremo Tribunal Federal. A operação visa ações penais que investigam a tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Segundo o advogado Jeffrey Chiquini, que representa um dos réus do núcleo 2 da trama golpista, a operação representa um avanço nas investigações. A equipe da Polícia Federal está atuando nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal, com apoio logístico do Exército Brasileiro em algumas diligências.

A ordem judicial se concretiza um dia após a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai. Vasques havia quebrado a tornozeleira eletrônica imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e tentava deixar o país sem autorização judicial.

As medidas cautelares impostas incluem a proibição de uso de redes sociais, contato com outros investigados, entrega de passaportes, suspensão de documentos de porte de arma e a proibição de visitas. A operação está em andamento e será atualizada conforme novos desdobramentos.

Leia também:

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.