Putin acredita que Rússia e EUA podem chegar a um acordo sobre o controle de armas nucleares

O presidente russo declarou que as negociações com Washington podem contemplar o controle de armas estratégicas; ele se reúne com Trump no Alasca nesta …

14/08/2025 10:17

1 min de leitura

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na quinta-feira que o governo dos Estados Unidos está realizando “esforços sérios” para solucionar o conflito na Ucrânia e propôs que Moscou e Washington pudessem alcançar um acordo sobre o controle de armas nucleares.

Em uma reunião no Kremlin com as principais autoridades militares e civis da Rússia, Putin declarou que estava relatando a situação das negociações sobre a Ucrânia com os Estados Unidos e as discussões bilaterais com Kiev.

Putin declarou que a atual administração norte-americana está fazendo esforços energicos e sinceros para acabar com os combates, encerrar a crise e alcançar acordos de interesse de todas as partes envolvidas no conflito.

Putin afirmou que as conversas com os EUA visam estabelecer as condições de paz de longo prazo entre nossos países, na Europa e no mundo, caso se chegue a acordos no controle estratégico de armas ofensivas nas próximas etapas.

Leia também:

Putin realizará uma cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca, na sexta-feira.

Rússia e EUA detêm, de forma significativa, os maiores estoques de armas nucleares globalmente. O último elemento ainda existente no controle de armas nucleares entre os dois países é o tratado Nova Estratégia, que vence em 5 de fevereiro de 2026.

A Rússia anunciou que suspendeu a sua participação no Novo Modelo de Cooperação Energética (NPC), um acordo que permitia a exportação de gás natural para a União Europeia, em resposta às sanções ocidentais

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):