“Respeite o Brasil”, diz mensagem publicada na página do órgão americano

O site aceita diversas manifestações. Contém textos de natureza política, como “Bolsonaro Preso”, além de publicações humorísticas, identificadas como e…

19/08/2025 11:20

2 min de leitura

No sítio que agrega as manifestações de cidadãos ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), diversas mensagens estão chamando a atenção. Em meio a associações empresariais que refutam acusações de “práticas desleais” supostamente praticadas pelo Brasil, surgem algumas de cunho político ou com tom humorístico, tanto em português quanto em inglês.

Após o presidente Donald Trump anunciar, em 9 de julho, que produtos brasileiros passariam a ser tributados em 50% a partir deste mês, o governo americano informou que iria investigar o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio do país.

A investigação abrange desde a área financeira, incluindo o Pix, até comércio, digital, além de questões relacionadas a desmatamento, combate à corrupção e propriedade intelectual. O governo Lula enviou nesta segunda-feira uma carta com respostas aos questionamentos.

O site do USTR recebe manifestações e defesas de internautas. Entre as manifestações relacionadas ao processo do Brasil, foram preenchidos no campo “organização” nomes como “Aqui é Brasil” e “Respect our Brazil”, nas quais é pedido que se respeite a “soberania nacional”.

Leia também:

Em uma mensagem anônima, uma suposta organização se identifica como “Não quero perder meu emprego (arquiteto de software)”. Em outra, chamada “Bolsonaro Preso”, a pessoa se identificou como “Família na cadeia”.

Observa-se uma evidente manifestação de uma pessoa que se identifica como Cythia Miavarra, que escreveu “Pix é superior”. Já Jacielly Santos escreveu “Nada, mas você diz que é o Pix”.

A lista inclui também a “Associação dos chuveiros queimados”, com a imagem de uma ducha com fios danificados, e outra chamada “Pois são comédia”. Ao todo, as manifestações de cunho político somam ao menos duas dezenas. Há ainda, entre as defesas, mas sem documentos anexados, uma pessoa que usa o nome da ex-chacrete Rita Cadillac.

Em uma das imagens apresentadas durante uma manifestação, foi exibido um cartaz contendo uma fotografia de Lula e a seguinte mensagem: “Este país tem lei, tem regra e tem um dono, chamado povo brasileiro”, com a inscrição “Brasil Soberano”.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):