Rubio e Vieira se encontram em Washington, diz Itamaraty em comunicado

Governo avalia “diálogo positivo” após conversa telefônica entre Lula e Jair Bolsonaro; nova data do encontro a ser definida.

09/10/2025 11:08

3 min de leitura

Reunião Presencial entre Brasil e EUA em Discussão

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, convidou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma reunião presencial em Washington. O encontro visa abordar os principais temas da relação bilateral, com foco em questões econômicas e comerciais. A data da reunião ainda está sendo definida.

Início de um Novo Diálogo

O convite foi feito durante uma conversa telefônica nesta quinta-feira (9 de outubro de 2025), confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à rádio Piatã FM, da Bahia. Segundo Lula, o diálogo marca o início de uma nova etapa nas negociações com os EUA. “O Brasil não quer briga com os Estados Unidos. Talvez comecem a ter conversa a partir de agora, e vamos ver se a gente consegue se acertar”, disse.

Reunião Técnica em Washington

De acordo com nota do Itamaraty, Vieira e Rubio tiveram uma “conversa positiva”, na qual acordaram que equipes técnicas de ambos os governos se reunirão em breve em Washington para dar seguimento ao que foi acordado entre Lula e Trump na ligação de segunda-feira (6 de outubro). Essa reunião técnica tem como objetivo aprofundar as discussões sobre as questões econômico-comerciais entre os dois países.

Rubio como Interlocutor

Rubio foi escolhido por Trump como principal interlocutor com o governo brasileiro. O senador republicano é considerado integrante da ala mais ideológica do governo norte-americano e tem proximidade com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Declaração do Itamaraty

A íntegra da nota do Itamaraty:

Leia também:

Ministro Mauro Vieira manteve hoje contato telefônico com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em seguimento ao telefonema entre os Presidentes Lula e Trump, na 2a-feira, 6/10.

Na ocasião, após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.

O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.

Contexto da Reunião

A reunião entre os dois governantes ocorre na esteira de um encontro pessoal entre os presidentes, que durou menos de 1 minuto, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 23 de setembro. Durante a conversa, Lula elogiou o tom de Trump, destacando que o Secretário de Estado se mostrou “de forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro”.

O presidente brasileiro acrescentou que a conversa “foi uma coisa extraordinária, eu falei com ele aquilo que eu deveria falar, que era preciso retirar a taxação dos produtos brasileiros. Agora começa um outro momento”.

Em 9 de julho, Trump anunciou tarifas de 50% sobre as importações brasileiras nos Estados Unidos. Apesar de uma lista de quase 700 produtos ter sido excluída do tarifaço, a medida entrou em vigor em 6 de agosto.

Autor(a):