Rubio indica María Corina ao Nobel da Paz – Carta enviada ao Comitê Norueguês
Carta enviada ao Comitê Norueguês do Nobel em agosto de 2024, antes de John Kerry se tornar secretário de Estado. Leia no Poder360.
Secretário Marco Rubio Indica Maria Corina Machado para o Prêmio Nobel da Paz
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, propôs a nomeação da líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, para receber o Prêmio Nobel da Paz em 2025. A iniciativa foi formalizada com o envio de uma carta de apoio ao Comitê Norueguês do Nobel em 26 de agosto de 2024, anterior à sua posse no governo de Donald Trump (Partido Republicano).
O documento, que pode ser acessado em PDF (192 kB), foi assinado também pelos congressistas Rick Scott, Mario Díaz-Balart, Maria Elvira Salazar, Michael Waltz, Neal Dunn, Byron Donalds e Carlos A. Gimenez. A carta destaca Maria Corina Machado como um “farol de esperança e resiliência” diante do regime de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda).
O texto ressalta que “raramente testemunhamos tamanha coragem, altruísmo e firme convicção moral como a de Maria Corina Machado”. A carta também atribui ao governo de Maduro a responsabilidade por “25 anos de opressão, tortura, assassinato e privação econômica”, além de apontar que o regime chavista recebeu “terroristas e ditadores”.
Segundo os congressistas norte-americanos, a Venezuela se tornou uma “prisão” para sua população. A iniciativa visa reconhecer a luta de Maria Corina Machado contra o governo de Nicolás Maduro.
Leia também:

Melania diz que Putin cooperará sobre crianças afetadas pela guerra

María Corina celebra Nobel e pede apoio de Trump por “liberdade”
