Será possível antecipar o impacto da guerra comercial na inflação no Brasil e globalmente?

O diretor de tecnologia da Empiricus Research respondeu às dúvidas dos clientes em mais um programa Blink!. Veja as análises do especialista.

18/08/2025 14:01

1 min de leitura

Quais os impactos da guerra tarifária sobre a inflação no Brasil e no mundo?

O descolamento da Selic, sem a melhoria dos gastos do governo, terá um efeito limitado sobre o dólar?

Qual é a sua percepção sobre o impacto da guerra tarifária na inflação do Brasil e do mundo?

Felipe Miranda: “Ainda incerta. Difícil. Parecia que [as tarifas] não estavam subindo significativamente para o consumidor e todos se entusiasmaram. Mas veio o PPI (Índice de Preços ao Produtor) ‘queimando’.

O que se passa? Os índices de preços de referência estão afetados pelos índices de preços de referência ou as empresas vão absorver esse aumento dos preços e prejudicar suas margens, por não estarem conseguindo repassar ao consumidor. Assim, há uma incerteza.

Na guerra tarifária, você elevou a tarifa, o que tornou o produto mais caro. Não é contínuo, diferente de uma inflação que é gerada no âmbito monetário, quando se imprime moeda, ou da espiral preço-salário no âmbito do mercado de trabalho.

Leia também:

Assim, trata-se de um processo endógeno, inercial de inflação. É aqui que normalmente os bancos centrais intervêm. No sentido de aumento de preços, pode até ser notável. Agora, inflação com um processo de longa duração, não acredito. Lembre-se que a inflação não é nível de preços, é variação deles.

A redução da taxa Selic, sem uma melhora na situação fiscal do governo, terá um efeito limitado no dólar?

“Não concordo. O mercado não se comporta com base nas notícias já divulgadas. Comprovamos que o governo é o que está em vigor no momento, e no futuro será Lula.”

Provavelmente será alterado para 2026, mas atualmente é isto que está. Assim, qual é o valor que o governo Lula apresenta nos mercados hoje? Nada, certo? Só se ele trouxesse alguma atualização.

Então não há novidades. O que está mudando é justamente o prognóstico para a taxa de juros. É esse o governo.

Fonte por: Empiricus

Autor(a):