Você percebe ronco mais intenso no fim de semana? Ou apresenta dificuldades para dormir nesses dias? Estudos indicam que pode ser devido à “apneia social”, semelhante à apneia do sono, mas provocada pelas festividades de sexta e sábado.
Pesquisadores da Universidade Flinders, em Adelaide, Austrália, indicam que ocorre após indivíduos consumirem álcool, fumarem e dormirem por mais tempo.
Aproximadamente 10 milhões de britânicos apresentam apneia do sono típica, elevando o risco de depressão, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, doença cardíaca e demência. Contudo, muitos a manifestam apenas nos finais de semana.
Especialistas analisaram dados de sensores de colchões coletados de 70.000 pessoas em todo o mundo e identificaram que a apneia do sono era 18% mais provável aos sábados do que às quartas-feiras. A probabilidade foi 21% maior em homens, em comparação com 9% maior em mulheres.
Homens, em particular, apresentam uma probabilidade consideravelmente maior de roncar excessivamente nos finais de semana.
LEIA TAMBÉM!
O aumento no consumo de álcool e no tabagismo foi observado nos finais de semana. Isso está em consonância com a constatação de que o efeito da apneia social é amplificado, sobretudo em homens e indivíduos mais jovens, grupos com maior consumo de álcool e hábitos de fumar.
O artigo foi publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.
A apneia do sono já é um grande problema de saúde pública, mas nossas descobertas sugerem que seu verdadeiro impacto pode estar subestimado. A maioria dos testes de diagnóstico clínico é feita em uma única noite da semana, perdendo o efeito do fim de semana que agora chamamos de apneia social, disse a autora principal, Lucia Pinilla.
Especialistas aconselham que as pessoas devem ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário diariamente. Sugerem também a prática regular de exercícios e a abstenção de fumar, consumo de álcool e uso de medicamentos para dormir.
Fonte por: InfoMoney