Suzano Ajusta Estratégia de Produção e Vendas em 2026
A Suzano informou que não interromperá o atendimento a todos os seus clientes do mercado de celulose durante o ano de 2026. No entanto, a empresa pode ter dificuldades em atender à demanda do mercado “spot”, devido à decisão de manter uma redução na produção, que começou no meio do ano passado e se estenderá até o final de 2026. O presidente da maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, João Alberto Fernandez de Abreu, comentou a situação em uma entrevista com jornalistas.
Demanda em Ascensão e Estoques Baixos
Segundo o executivo, a empresa se sente confiante em conseguir recompor o estoque para 100% dos clientes. Contudo, a demanda por celulose está acima das expectativas, impulsionada por níveis mais baixos de estoques na China. Essa dinâmica pode limitar a capacidade da Suzano de atender ao mercado “spot”.
A empresa está focada em garantir o atendimento aos seus clientes regulares.
Redução na Produção e Impacto Financeiro
A Suzano anunciou que reduzirá a produção de celulose em 3,5% em relação à capacidade nominal do grupo, o que equivale a aproximadamente 450 mil toneladas. O vice-presidente financeiro, Marcos Moreno Chagas Assumpção, justificou a medida, explicando que a retomada dessa capacidade teria um retorno inadequado, com um impacto mínimo na geração de caixa. A decisão é mantida até o final de 2026.
Estratégia de Estoque e Perspectivas Futuras
Assumpção acrescentou que, para a Suzano, pode ser mais vantajoso alinhar as vendas com a produção, buscando evitar o acúmulo de estoques no final de 2026. A empresa busca otimizar sua estratégia de produção e vendas, considerando as condições atuais do mercado e a demanda por celulose.
