O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participará na noite desta segunda-feira (18) de um evento para empreendedores cristãos na Igreja Batista da Lagoinha, em Alphaville, bairro de alta renda de Barueri, na região metropolitana de São Paulo.
O evento, denominado Cristãos Empreendedores, foi concebido pelo pastor e conferencista André Fernandes, reunindo lideranças religiosas, empresários e “visionários que buscam unir fé, valores sólidos e práticas de gestão contemporâneas”, conforme o convite.
Em 2024, Alphaville serviu como principal base da campanha derrotada de Pablo Marçal para o governo de São Paulo. Apesar de ter sede na capital paulista, era ali que se concentravam a maior parte das empresas vinculadas a Marçal, o que impulsionava diversas atividades da campanha.
O segmento evangélico, na época, tornou-se alvo de uma acirrada disputa entre Marçal e o então candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). O forte apelo de Marçal com esse público obrigou as principais lideranças do meio a reiterarem diversas vezes um apoio a Nunes, nem sempre seguido pelos fiéis. Somente nas pesquisas do primeiro turno, Nunes ampliou a fatia de eleitores do segmento (de 30% para 33% das intenções de votos) ante um declínio de Marçal (de 29% para 25%).
A noite é dedicada ao público empreendedor, outra categoria que apoiou Marçal em 2024, sendo o candidato reconhecido como coach de empreendedorismo e liderança. Esse movimento levou seus oponentes, como Nunes e Guilherme Boulos (PSOL), a fazerem declarações de apoio aos empreendedores durante a campanha.
LEIA TAMBÉM!
Durante o evento, Tarcísio mencionou as obras da atual gestão, a grande maioria proveniente de governos anteriores, incluindo o Rodoanel, a linha 17 do Monotrilho, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e o trem que conectará o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e a linha de trem da CPTM. Outro projeto citado foi na Cracolândia, área de consumo de drogas a céu aberto, na Luz, região central da capital.
Possuía um negócio imobiliário. O fluxo comprava todos os comércios: hotel, restaurante, ferro-velho, que movimentavam 200 milhões de reais por ano. Intervir nesse ecossistema foi fundamental. A equipe do (secretário de Segurança) Guilherme Derrite mudou a realidade da segurança pública. Diversas operações foram montadas. Entramos nos locais, lacramos, desapropriamos e transformamos os locais em outros equipamentos. Começamos a observar a desidratação do tráfico. Falhou não entrar na Favela do Moinho. Entramos, o traficante do local foi preso e realizamos o atendimento habitacional. Quinhentas famílias já saíram, ele disse, sem citar a parceria com o governo federal na área.
Em meio a estudos bíblicos e relatos de momentos de sua vida, incluindo o enfrentamento de um câncer e o casamento de quase 30 anos, Tarcísio recordou da tragédia de São Sebastião, que ocorreu logo após a posse.
“Ilude quem acredita saber o que está fazendo. Vimos uma equipe da prefeitura fazendo o máximo. Construímos as casas de todos os que perderam as suas”, disse.
Também foi discutido o tema da privatização da Sabesp, que ocorreu há pouco mais de um ano.
Teríamos perda de mercado. O sistema de saneamento, para ser eficiente, precisava ser compartilhado. Era necessário estruturar um modelo para ter investimento cruzado. A Sabesp não alcançava as pessoas em favelas, mas isso não estava previsto em contrato. Todas essas pessoas estão dentro do contrato. Realizamos tudo em um ano e meio. Realizamos reuniões com todos os prefeitos.
Tarcísio, tanto no início quanto no final do discurso, mencionou diversas passagens bíblicas e se apresentou como uma pessoa “abençoada por Deus”.
Ele afirma que Deus o abençoou diversas vezes. Questiona se é inviável que o filho de uma empregada doméstica se torne governador. Seu pai o incentivou a seguir a carreira de engenharia. Conseguiu ingressar, foi um sonho, mas no último ano diagnosticou câncer. Sentiu vontade de renunciar à matrícula. Contudo, encontrou um professor de cálculo, que se tornou seu apoio, auxiliando-o a superar as dificuldades. O resultado foi a sua formatura com média 9,74 e o término do curso em primeiro lugar.
O governador também comentou sobre as políticas tarifárias impostas pelos Estados Unidos.
É necessário dialogar com as empresas que se encontram ali, com os governadores dos estados americanos. Estamos buscando os contatos do Departamento de Estado, do Departamento de Comércio, para tentar abrir as portas e apresentar algumas informações. Em algumas ocasiões, uma empresa que exporta para os Estados Unidos está importando eletrônicos, está importando motores…
Em abril, o GLOBO revelou que a Igreja Batista da Lagoinha, com capacidade para 4.500 pessoas, e outras igrejas semelhantes, contam com um setor exclusivo que oferece acesso direto pelo estacionamento particular, área de repouso com camarim e serviço de bar. A área é destinada a artistas e celebridades.
Fonte por: InfoMoney