Trump aprofunda discurso sobre criminalidade antes de anúncio de medidas em Washington

Trump aprofunda discurso sobre criminalidade antes de anúncio de medidas em Washington.

2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou sua retórica sobre a criminalidade em Washington, descrevendo a capital dos EUA como “totalmente fora de controle” e ordenando um aumento na aplicação da lei federal em coletiva de imprensa desta segunda-feira (11) para detalhar uma repressão abrangente.

Domingo, Trump escreveu no Truth Social: “Os desabrigados precisam se mudar, IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos lugares para ficar, mas longe da capital. Os criminosos, vocês não precisam se mudar. Nós os colocaremos na cadeia, onde é o seu lugar.”

A prefeita democratica de Washington, Muriel Bowser, contestou as declarações de Trump, afirmando que a cidade “não está enfrentando um aumento da criminalidade” e ressaltando que os crimes violentos atingiram o nível mais baixo em 30 anos.

O aumento de crimes violentos foi de 26% nos primeiros sete meses de 2025, enquanto os crimes em geral diminuíram 7%, conforme dados do departamento de polícia da cidade.

LEIA TAMBÉM!

Na última semana, Trump intensificou suas mensagens, exigindo a rápida remoção dos moradores em situação de rua e prometendo prender os infratores.

O governo Trump planeja enviar centenas de soldados da Guarda Nacional para Washington, conforme relatado pela Reuters por uma autoridade dos EUA, uma estratégia controversa que o presidente utilizou anteriormente em Los Angeles para lidar com protestos relacionados à imigração, mesmo com objeções das autoridades locais.

A Região Distrital de Columbia, estabelecida em 1790, funciona com base na Lei de Autonomia Local, que concede ao Congresso a máxima autoridade, ainda que permita que os moradores elejam um prefeito e uma câmara municipal.

O presidente argumentou que uma agressão a um funcionário federal e vídeos virais de crimes praticados por jovens indicam uma crise na capital do país.

A ordem do presidente, na semana passada, de enviar mais policiais federais também representa um aumento significativo. Agentes de mais de uma dezena de agências, incluindo o Federal Bureau of Investigation (FBI), o Immigration and Customs Enforcement (ICE), a Drug Enforcement Administration (DEA) e o Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (ATF), já estão presentes na cidade.

Um funcionário da Casa Branca, falando sob anonimato, afirmou que diversas prisões foram realizadas na sexta-feira, com mais de 450 policiais federais mobilizados no sábado em toda a cidade.

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):

Sair da versão mobile