A próxima temporada está prevista para começar na terça-feira (19) em todo o país. Em algumas áreas, o fenômeno já começa a apresentar sinais neste fim de semana, à medida que o frio perde intensidade. Durante a semana, o calor se expandirá pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e algumas áreas do Sul, elevando os termômetros de maneira atípica para agosto.
Os veranicos são períodos de pelo menos quatro dias seguidos com temperaturas acima da média, que ocorrem no outono ou no inverno. Durante essas fases, o tempo permanece seco e as chuvas são escassas. Apesar do calor incomum, esses eventos não são considerados ondas de calor.
A temperatura deve variar entre 3°C e 5°C acima da média no Sudeste, com a previsão de persistir até o dia 25 de agosto, principalmente nas regiões centrais do país. O frio das manhãs no Sul e Sudeste continua no domingo (17), com mínimas na casa dos 10°C em cidades como São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
São Paulo vivencia o inverno mais frio em 30 anos, com temperatura mínima média de 12,2 °C.
No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) deve atingir temperaturas de até 38°C neste fim de semana, e Goiânia (GO) ultrapassará os 30°C. Em Campo Grande (MS), a máxima deve ser em torno de 33°C, com sol intenso e níveis críticos de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 20% em algumas áreas.
LEIA TAMBÉM!
Testemunha colaboradora do esquema envolvendo a Ultrafarma afirma que a empresa omitia 60% das vendas
Ciclone extratropical se desenvolve no Sul do país e aumenta o risco de tempestades fortes
Banco Central emite comunicado aos bancos sobre movimentações suspeitas com possível ataque ao sistema de pagamentos
No Nordeste, o litoral apresenta tempo instável. Regiões do recôncavo baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte podem ter pancadas rápidas de chuva, intercaladas com períodos de sol. Existe risco de precipitação mais intensa, principalmente na Bahia e no litoral pernambucano, enquanto o interior da região mantém tempo estável e quente.
A previsão a partir de terça (19).
No Norte, as áreas do Amazonas, Roraima e norte do Pará apresentam instabilidade, com chances de chuvas moderadas a fortes e temporais isolados. Belém (PA) terá máxima de 32 °C, com chuva no final da tarde. Acre, Rondônia e Tocantins permanecem com sol e calor intenso, com tempo seco.
Com o deslocamento da massa de ar polar e a chegada de ar mais quente e seco, a próxima semana será caracterizada pelo avanço do verão. O calor no Centro-Oeste intensifica-se entre Terça (19) e Quarta (20), assim como no interior do Sudeste e no norte do Paraná, com temperaturas que podem ultrapassar 35°C em várias localidades.
Em Cuiabá, a previsão indica temperaturas que podem chegar a 40°C no pico do fenômeno, e a capital paulista e Belo Horizonte devem apresentar tardes com temperaturas acima de 30°C.
A estiagem também será marcante nos próximos dias, com umidade relativa do ar inferior a 20% no Centro-Oeste, interior do Sudeste e em parte do Nordeste. Isso eleva o risco de incêndios, além de afetar a saúde devido à qualidade do ar.
A intensa variação térmica afetará o Sul do país, principalmente a partir da segunda quinzena da semana, devido à aproximação de uma massa de ar frio e um sistema de baixa pressão. Previsão de chuvas, ventos fortes e risco de tempestades, incluindo granizo. Em certas áreas do Rio Grande do Sul, os ventos podem atingir 100 km/h.
A combinação de calor na região Centro-Norte e instabilidade no Sul deverá persistir durante a segunda metade de agosto. O período de veranico deve continuar até aproximadamente o dia 25, contudo, meteorologistas alertam para a chance de novas incursões de massas de ar frio em 22 de setembro.
Fonte por: InfoMoney