xAI afirma que irá processar a Apple devido às classificações da App Store

xAI afirma que irá processar a Apple devido à classificação da App Store.

1 min de leitura

O bilionário Elon Musk afirmou na segunda-feira que sua empresa de inteligência artificial xAI tomará ações legais contra a Apple, alegando que a empresa infringe as leis antitrustuais ao controlar as classificações na App Store.

A Apple está agindo de forma a impedir que qualquer empresa de IA, exceto a OpenAI, ocupe a primeira posição na App Store, o que representa uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas, declarou Musk na rede social X.

Musk não apresentou evidências para sustentar sua afirmação. Executivos da Apple, OpenAI e xAI não se manifestaram sobre o assunto.

O ChatGPT lidera a categoria “Principais aplicativos gratuitos” na App Store para iPhones nos EUA, seguido pelo Grok, da xAI, que ocupa a quinta posição, e o chatbot Gemini, do Google, que está em 57º lugar.

O ChatGPT também ocupa a primeira posição nos rankings da Google Play Store, conforme informações da Sensor Tower.

LEIA TAMBÉM!

A Apple estabeleceu uma parceria com a OpenAI, incorporando o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs.

“Elon Musk questionou, em outra publicação na mesma rede, por que a Apple App Store se recusa a incluir o X ou o Grok na seção ‘Must Have’, considerando que o X é o aplicativo de notícias número 1 do mundo e o Grok é o número 5 entre todos os aplicativos. Ele indagou se a decisão não se baseava em políticas.”

Em abril, um juiz dos EUA considerou que a Apple infringiu uma ordem judicial que demandava maior concorrência na App Store e acatou o encaminhamento da empresa para uma investigação dos promotores federais, em um caso movido pela Epic Games, desenvolvedora do videogame “Fortnite”.

A Apple foi multada em 500 milhões de euros pela autoridade antitruste da União Europeia em abril, acusada de impor restrições técnicas e comerciais que impedem que desenvolvedores de aplicativos direcionem usuários para ofertas mais baratas fora da App Store, em violação à Lei de Mercados Digitais.

(Por Surbhi Misra e Shubham Kalia)

Fonte por: InfoMoney

Autor(a):

Sair da versão mobile