XP Investimentos destaca “factor investing” e recomendações de ações em 2025 e 2026
XP Investimentos recomenda “factor investing” com foco em Valor, Qualidade e Momentum. Desempenho desigual em dezembro de 2025 e perspectivas para 2026.
A equipe de estratégia da XP Investimentos destaca o “factor investing” como uma recomendação de investimento. Essa estratégia se baseia na análise de dados, focando na escolha de ações que respondem a catalisadores sistemáticos de retorno, ou seja, fatores que influenciam o comportamento das ações.
Fatores de Desempenho
Ao longo do tempo, diversos fatores foram identificados como importantes para o desempenho das ações. Entre eles, destacam-se o “Valor”, a “Qualidade”, o “Momentum” e o “Baixo Risco”. A expectativa é que ações com maior exposição a esses fatores apresentem melhor desempenho.
Desempenho em Dezembro de 2025
Em dezembro de 2025, o mercado acionário brasileiro exibiu grande variação. O desempenho dos fatores foi desigual, com destaque para o “Baixo Risco”, que se beneficiou do aumento das vendas, e as estratégias baseadas em “Revisões de Sell-side”, impulsionadas pela queda de ações com revisões negativas de lucro.
Desempenho do Fator Valor
O fator “Valor”, que considera ações negociadas a múltiplos baixos em relação aos seus fundamentos, teve uma correção significativa em dezembro, com queda de 4,0%, apesar de ter se destacado no ano como um todo, com alta acumulada de 48,7%.
Perspectivas para 2026
A XP Investimentos acredita que o “Momentum” poderá se recuperar em 2026, com a melhora das condições macroeconômicas. A casa de investimento ressalta a importância de uma alocação diversificada entre os fatores para mitigar riscos.
Leia também:
BlackRock bate recorde de lucro e ativos sob gestão em 2024
São Martinho S.A. Formaliza Incorporação da Nova Egito Agrícola em Transação de R$ 80 Mil
Ibovespa quebra recorde histórico com Lula em primeiro na pesquisa eleitoral
Carteiras da XP Investimentos
Com base em seu modelo multifator, a XP atualizou suas carteiras de ações, identificando as 10 melhores ações, que incluem Lavvi, JHSF, Mills, Ultrapar, Vulcabras, Itaúsa, Allos, Grendene, Cogna e Bemobi. A lista das 10 ações a evitar inclui Braskem, Raízen, Oncoclínicas, Tupy, Auren Energia, Gafisa, Vibra Energia, Grupo Casas Bahia, Hapvida e Cosan.
Importância da Análise Multifatorial
A XP Investimentos enfatiza que a análise multifatorial busca capturar diferentes fontes de retorno no mercado acionário. A combinação equilibrada entre estilos de investimento continua sendo uma ferramenta central para navegar em períodos de maior volatilidade e mudanças de regime econômico.
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.